marketing-x-relacoes-publicas

Marketing x Relações públicas: qual a diferença?

Relações públicas e marketing são dois campos que, embora muito próximos, têm direções diferentes.

As atividades de marketing e relações públicas são muito importantes para o plano estratégico de comunicação de uma empresa. Tanto interna quanto externamente.

A verdade é que estes dois campos estão amplamente interligados, pelo que podem surgir dúvidas sobre as suas diferenças.

Veja, neste artigo, as principais características de cada uma delas!

O que é Relações Públicas?

Definir relações públicas é um problema difícil para muitos profissionais. Afinal, é uma função com vários departamentos. No entanto, buscando informações diretamente na fonte, a descrição dada pela ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas) é a seguinte:

“Relações públicas é uma atividade e um esforço deliberado, planejado e contínuo que visa construir e manter o entendimento mútuo entre instituições públicas ou privadas e aqueles com quem estão diretamente ou indiretamente relacionadas”.

O papel dos profissionais de relações públicas é proporcionar aos clientes uma imagem positiva e favorável por meio de interações com diferentes grupos sociais e setores da sociedade.

As relações públicas envolvem esforços que visam atrair, conquistar e reter clientes por meio da qualidade do produto ou serviço prestado.

O que é Marketing?

A forma mais básica de marketing é o processo de comunicação entre compradores e vendedores. Esta é uma troca de informações entre duas partes. Ambas as partes entendem as necessidades e desejos uma da outra.

Em termos de funções de marketing, você pode: realizar campanhas de influenciadores, explorar canais com diferentes tipos de comunicação e atender às necessidades do mercado com produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores.

Portanto, o principal objetivo do marketing é criar valor e chamar a atenção dos clientes. Portanto, crie um relacionamento lucrativo para ambas as partes.

Qual a diferença entre eles?

A comunicação de relações públicas e o marketing são dois campos que, embora muito próximos, têm direções diferentes.

A principal diferença entre as duas campanhas é que o RP se concentra na construção de relacionamentos com indivíduos e organizações para ajudar a espalhar uma mensagem positiva sobre a marca da organização. Juntamente com o marketing, enfatiza o alcance de clientes em potencial por meio de vários canais, como publicidade, mídia social e até comunicação boca a boca.

Como diferenciar Relações Públicas e Marketing?

Quando falamos em marketing, geralmente pensamos em processo, método, estratégia e tudo que envolve vendas e resultados financeiros. No que diz respeito ao setor público, as empresas devem investir em políticas públicas para alavancar sua boa reputação junto ao público interno (funcionários) ou externo (clientes).

A comunicação de relações públicas segue a lógica da mídia: tem que ser produzida por profissionais para ter impacto na mídia. O trabalho de relações públicas envolve gerenciar a imagem de uma organização na mídia e influenciar os funcionários. O principal é ter um bom relacionamento com o público em geral.

Além da publicidade, o marketing também é responsável pelo desenvolvimento de produtos e serviços atrativos para os consumidores. Vai além da publicidade: estuda quais produtos estão disponíveis no mercado e se há demanda por esses itens.

Por que eles se complementam?

Embora os profissionais de marketing e relações públicas tenham objetivos diferentes e, portanto, abordagens diferentes, ambos têm seu lugar em uma organização.

Os profissionais de marketing são responsáveis ​​por gerar receita por meio de vários canais de marketing, como publicidade ou promoções. E PR fornece uma imagem de marca positiva.

Os dois trabalham juntos para atingir um objetivo comum: aumentar a visibilidade do seu negócio por meio de uma estratégia de branding.

A importância de cada área

A diferenciação da marca torna-se ainda mais importante se considerarmos que, hoje, todo mundo com acesso à Internet é criador de conteúdo.

No final das contas, o mais importante é fazer com que as pessoas vejam a marca em questão. Principalmente para compartilhar conteúdo de alta qualidade todos os dias.

Esta é uma das principais razões pelas quais uma precisa do outro. Mesmo que o conteúdo seja perfeito, se as pessoas não consumirem ou interagirem, os resultados não serão bons.

Neste mundo acelerado, as pessoas precisam manter-se a par do que está acontecendo ao seu redor. É aqui que as relações públicas são úteis para ajudar as pessoas a entender o que está acontecendo na área. Como tal, ajuda as pessoas a se sentirem conectadas umas às outras por meio de histórias e mensagens compartilhadas.

O marketing, por outro lado, visa ajudar uma empresa a vender seu produto ou serviço.

Seja criando conscientização por meio de campanhas publicitárias ou construindo relacionamentos com clientes em potencial por meio de plataformas de mídia social.

Conclusão

Em resumo, marketing e relações públicas são campos muito diferentes que exigem habilidades e conhecimentos específicos. É por isso que ambas as profissões são tão importantes para empresas de sucesso em todo o mundo.

Este foi o artigo de hoje.

Grande abraço e até o próximo post.

Miguel Gomes
Gerente de Contas.