WhatsApp

06 Dicas Para Vender Mais com o WhatsApp

Com mais de 5 bilhões de downloads só na loja de aplicativos da Google, o WhatsApp é um dos Apps mais baixados do mundo e presente em cerca de 99% dos smartphones ativos no globo. Segundo a empresa, são mais de 2 bilhões de pessoas usando o aplicativo, em mais de 180 países.

Com esse potencial de usuários ativos – e potenciais consumidores – é que surgiu o WhatsApp Business oferecendo espaço para que as empresas também pudessem fazer marketing pelo WhatsApp.

O que parecia ser o início de mais um canal com propagandas para irritar as pessoas se saiu melhor do que o esperado: 64% dos usuários do app afirmam que gostam de receber ofertas e promoções pela plataforma.

Além de prático, o marketing pelo WhatsApp também é bem aceito pelos usuários. Aliás, a pandemia acelerou essa demanda. Ou seja, é muito importante usar o aplicativo em suas estratégias de Marketing Digital.

De uma maneira geral, o ano de 2020 trouxe mudanças drásticas para o Marketing Digital ressignificando a forma como empresas e clientes se relacionam. E, claro, todas essas transformações devem se tornar permanentes e cada vez mais em transições.

No blog de hoje, vou oferecer ótimas dicas para a sua empresa vender mais pelo aplicativo de mensagens mais utilizado pelos brasileiros. Continue comigo!

Venda mais com o WhatsApp

Organize os clientes

Vender pelo WhatsApp requer organização. Se você tem uma extensa lista de contatos, uma boa prática é renomear os contatos conforme o estágio de relacionamento com seu negócio.

Isso vai te ajudar a agrupar, por exemplo, aqueles para os quais você vende mais seguidamente. Seja qual for a sua estratégia de organização, o mais importante é que possa criar um sistema que facilite o seu trabalho, além de não deixar nenhum cliente esperando resposta.

Lista de transmissão

Crie uma lista de transmissão e não um grupo no WhatsApp. Quando você precisa enviar uma mesma mensagem a vários usuários, não é necessário encaminhar um a um. Além de trabalhoso, ainda informa que o conteúdo foi encaminhado e não personalizado para aquele cliente. A dica é usar listas de transmissão.

É bem fácil: você cria a lista, seleciona todos os contatos que deseja colocar nela e pronto! É só escrever a mensagem e enviar. Serve, por exemplo, para divulgar a chegada de novos produtos ou anunciar promoções. Importante: ao usar a lista, a conversa com cada usuário ocorre em janela individual. Ou seja, se alguém responder, só você irá receber.

Cronograma de mensagens

Como qualquer negócio, ao vender pelo WhatsApp, você terá potenciais clientes nos mais variados estágios. Haverá aqueles que sequer conheciam a sua empresa até pouco tempo.

Outros que ouviram o seu nome como indicação de amigos e que estão prontos para também comprar. E consumidores fiéis, que mantêm contato frequente com você e estão sempre prontos para uma nova compra.

Cada um desses estágios corresponde a uma etapa do funil de vendas do seu negócio. E, dessa forma, merece uma abordagem específica.

Significa dizer que você não pode simplesmente encaminhar a mesma mensagem para todas as pessoas. É preciso respeitar as suas particularidades e, principalmente, o momento da relação com o seu negócio. Então, de forma bastante prática, tenha um cronograma de mensagens. Deve ser um instrumento que prevê quando e como abordar o cliente conforme ele ingressa e avança pelo seu funil.

Acertar nesse aspecto aumenta muito a chance de ajudar o cliente a passar ao próximo nível, ficando mais perto da compra.

Ofereça conteúdo

Você não está proibido de enviar propaganda pelo WhatsApp, bem pelo contrário. Só não restrinja a sua estratégia a isso. Cada vez mais, a oferta de conteúdo substitui com vantagens a abordagem ostensiva de vendas.

Se você vende roupas, por exemplo, pode apresentar aos seus contatos dicas rápidas para dobrar e guardar sem amassar. Faça isso tanto no formato de texto quanto vídeo e veja como ajuda no engajamento dos clientes. Ainda que seja apenas uma mensagem encaminhada, se ela tiver valor ao usuário, você ganha “alguns pontinhos” com ele.

Na hora de fechar negócio, talvez seja decisivo para que ele escolha você e não o concorrente.

Não tenha medo de vender. Só saiba como fazer isso.

Único WhatsApp para todo o time

Hoje também é possível que todo o seu time atenda aos clientes em um só WhatsApp. Existem ferramentas no mercado em que a empresa coloca quantos operadores quiser, atendendo simultaneamente em vários computadores usando um único número de WhatsApp.

Com essas ferramentas, você consegue transferir atendimentos para grupos ou atendentes individuais, criar mensagens automáticas, chatbot e até agendamento de mensagens.

A Tribo, por exemplo, usa a ferramenta Utalk. Basta contratar a ferramenta e criar uma conta de Gestor, sincronizar com o seu smartphone através do QR Code no painel e repassar o acesso para todos os seus atendentes. Tudo de forma segura e com privacidade.

Gerador de link no WhatsApp

A Tribo também tem um material gratuito para você criar um link direto no seu WhatsApp comercial.

A ferramenta que a nossa Tribo disponibiliza para você faz com que você compartilhe seu contato por meio de um link ao invés do número. É rápido, seguro, fácil e grátis!

O gerador de links para o WhatsApp é uma ótima ferramenta para que você direcione os seus contatos diretamente para a janela de conversa (chat) do seu WhatsApp sem a necessidade de cadastrar o número na agenda do telefone. Isso torna mais prático e rápido o contato entre os seus clientes com o seu negócio.

Você pode usar esse link para mensagens personalizadas do WhatsApp para ações de relacionamento, promoções, pós-venda e marketing. Dá para usá-lo ainda em campanhas, redes sociais, banners, e-mail marketing e muito mais. Não se preocupe: o link funciona no computador e no celular da mesma forma.

Confira também o nosso artigo sobre as atualizações do WhatsApp CLICANDO AQUI

Fique sincronizado com tudo que está acontecendo.

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Miguel Gomes

Gerente de contas