Blog 05 dicas para o varejo e e-commerce em 2022

05 DICAS PARA O VAREJO E E-COMMERCE EM 2022

A constante evolução da tecnologia e das compras online nos últimos anos mudou permanentemente o setor de varejo. Pensando nisso, a Emplifi, marca focada em Social Marketing e Experiência do Cliente (CX), fez uma análise do futuro do setor em 2022 e destacou algumas tendências no consumo, apresentando o que deve estar no radar das marcas que querem ter um ano bem-sucedido. 

1. Expectativas para surpreender o cliente

No estudo realizado pela marca, foi destacada a importância de ir além das expectativas do cliente. Hoje, o consumidor busca uma experiência elevada – uma que ofereça um melhor serviço e um toque personalizado.

E a melhor maneira de alcançar isso é entendendo as diversas necessidades do consumidor moderno. Para agradar o comprador na loja física, é esperado que o comerciante destaque o valor agregado da experiência no espaço; para o comprador online, os varejistas devem reforçar ainda mais as conveniências que as compras pela Internet oferecem no mundo agitado de hoje, práticas como frete grátis parcelamentos sem juros e agilidade na entrega são diferenciais atrativos.

Já que a os compradores on-line buscam ofertas mais atrativas e mais comodidade para realizar as suas compras.

2. A tecnologia como melhor aliada

Segundo a Emplifi, a tecnologia continuará como a melhor aliada dos varejistas, uma vez que as ferramentas de e-commerce, como As lives nas redes sociais por exemplo, permitem que a marca alcance vários públicos.

O bate-papo por vídeo individual juntamente com as compras via livestreaming devem se popularizar ainda mais como maneiras de envolver os clientes promovendo um nível de confiança e fidelidade à marca.

A retirada na loja como falamos mais acima se tona um atrativo pelo fato do cliente pagar mais barato por X produto e ainda economizar com tais custos, o uso de QR Codes para se conectar com lojistas, cupons de descontos e ofertas exclusivas.

O pagamento sem contato que está cada vez mais crescente no mercado, como os pagamentos via link, pix e transferências bancárias, trazem mais comodidade e segurança aos seus compradores.

–leia o nosso artigo PIX NO E-COMMERCE e fique por dentro– 

3. A importância do espaço físico

No estudo, a marca afirma que os lojistas precisarão adotar uma abordagem híbrida, já que muitos consumidores agora misturam compras online com aquisições feitas pessoalmente. Esse tipo de abordagem pode incluir táticas como, por exemplo, direcionar os consumidores às lojas físicas através de ofertas e eventos presenciais.

4. Atenção aos dados

Mais do que nunca, os varejistas precisam de métricas para rastrear compras, comportamentos e preferências do consumidor, assim como dados referentes à sua própria logística, a fim de manter o estoque atualizado. Além disso, o acesso aos dados deve se tornar uma prioridade em 2022, pois as métricas viabilizam um maior refinamento em todo o ciclo de vida de vendas, dando espaço a investimentos em fatores atuais de tecnologia de varejo.

5. Versatilidade

No final das contas, há muitos avanços novos e empolgantes acontecendo no setor de varejo que as marcas podem incorporar em seus sistemas online e nas lojas. Como aprendemos, especificamente nos últimos dois anos, vão triunfar as empresas que acompanham as mudanças do setor e permanecem adaptáveis, aproveitando os investimentos tecnológicos para cultivar a fidelidade à marca.

Marcas como Americanas, Magazine Luiza e Casas Bahia, adotaram fortemente esse conceito entrando nas redes sociais e interagindo cada vez mais com seus consumidores diretamente e indiretamente.

Com postagens e memes em suas redes sociais que geralmente são assuntos relacionados a novas “trends” que circulam as redes sociais.

— leia nosso artigo PRECISAMOS FALAR SOBRE A NOVA SOCIAL MEDIA

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Este foi o artigo de hoje, até o próximo!

Miguel Gomes
Gerente de Projetos.