Não é novidade que a internet muda todos os dias e com essas mudanças nascem as novas estratégias de marketing digital e social media. Como agência de marketing digital procuramos manter nossa equipe sempre atualizada sobre as novidades do mercado e com essas mudanças vem se desenvolvendo uma preocupação sobre pequenos e médios empreendedores que ainda não se adaptaram às novidades e não sabem como atingir novas pessoas. Por isso vamos discutir sobre o comportamento atual dos usuários, os tipos de conteúdos que engajam hoje e quais redes sociais possam focar seus esforços.
O comportamento do público
Partindo de um estudo sobre o comportamento do público nas redes sociais ao longo dos anos, podemos observar que o usuário busca cada vez mais absorver o máximo de conteúdo possível no menor período de tempo. Não é atoa que os formatos de vídeos de curto tempo vem fazendo o maior sucesso. Plataformas como o Tik Tok ou reels no Instagram estouraram desde o começo da pandemia.
Além disso, é importante falar sobre a quantidade de lançamentos e infoprodutos que foram produzidos ao longo desses últimos 3 anos. Antes da pandemia o termo “Coach” tomou força. Conforme sua popularidade se enriquecia, alguns usuários empregaram o termo de maneira pejorativa. Fazendo com que algumas mudanças fossem feitas e trazendo para a nossa realidade a popularização do termo “infoprodutores”, que nada mais são que profissionais que possuem muito conhecimento em um determinado assunto e produzem cursos, webinários, ebooks dentre outros produtos digitais para passar esse conteúdo para o consumidor.
A quantidade de infoprodutos produzidos fizeram com que o mercado se expandisse com diferentes profissionais, cada um trazendo uma nova estratégia para arrancar a atenção do público e uma das principais características dessas estratégias se dá ao aumento da qualidade dos conteúdos oferecidos e a abordagem empregada. Aumentando o número de lançamentos, e empresas investindo em tráfego pago.
O mais importante disso tudo, é entender que as pessoas querem ver muito mais a relação e comunicação da empresa com seus consumidores, do que propagandas de seus produtos e serviços.
O comportamento do público
Partindo de um estudo sobre o comportamento do público nas redes sociais ao longo dos anos, podemos observar que o usuário busca cada vez mais absorver o máximo de conteúdo possível no menor período de tempo. Não é atoa que os formatos de vídeos de curto tempo vem fazendo o maior sucesso. Plataformas como o Tik Tok ou reels no Instagram estouraram desde o começo da pandemia.
Além disso, é importante falar sobre a quantidade de lançamentos e infoprodutos que foram produzidos ao longo desses últimos 3 anos. Antes da pandemia o termo “Coach” tomou força. Conforme sua popularidade se enriquecia, alguns usuários empregaram o termo de maneira pejorativa. Fazendo com que algumas mudanças fossem feitas e trazendo para a nossa realidade a popularização do termo “infoprodutores”, que nada mais são que profissionais que possuem muito conhecimento em um determinado assunto e produzem cursos, webinários, ebooks dentre outros produtos digitais para passar esse conteúdo para o consumidor.
A quantidade de infoprodutos produzidos fizeram com que o mercado se expandisse com diferentes profissionais, cada um trazendo uma nova estratégia para arrancar a atenção do público e uma das principais características dessas estratégias se dá ao aumento da qualidade dos conteúdos oferecidos e a abordagem empregada. Aumentando o número de lançamentos, e empresas investindo em tráfego pago.
O mais importante disso tudo, é entender que as pessoas querem ver muito mais a relação e comunicação da empresa com seus consumidores, do que propagandas de seus produtos e serviços.
Redes Sociais - Quais e como utilizar?
Isso vai depender muito de quem é seu público-alvo e qual serviço você oferece.
Digamos que seu público seja mais velho, com idade de 40 a 75 anos, a recomendação seria o Facebook. Agora se sua empresa tem uma pegada mais moderna e seu público é mais jovem, dos 18 aos 55 anos, sugerimos o Instagram. Se você possui infraestrutura para criar vídeos mais longos para a internet, o Youtube é um excelente meio para expandir os horizontes.
Além disso, com os vídeos criados para o Youtube, você tem a possibilidade de fazer vários nuggets (vídeos menores produzidos através de cortes em um vídeo maior), para instigar seu público e servir de postagem nas redes sociais.
Quando você pega o esquema, uma rede social passa a alimentar a outra. E claro, nunca aja por achismo, se puder manter uma boa frequência de conteúdo em todas essas redes sociais de uma vez, faça. Procure produzir conteúdo para todas e testar quais delas irão performar mais, você pode se surpreender.
Para se ter um engajamento de sucesso não existe uma fórmula mágica, você pode passar anos criando um conteúdo como pode atingir um resultado excelente dentre um mês, mas existem uma série de táticas que você pode estar usando para aumentar cada vez mais seu número de seguidores.
Por isso mantenha sempre uma constância nas postagens, de no mínimo 3 vezes por semana, e no recomendável todos os dias, em todas as redes sociais possíveis, utilizando todos os recursos que elas oferecem, seja stories, reels, IGTV e outros.
E para finalizar, nossa recomendação para você é teste, sempre produza e teste o engajamento do público de diferentes maneiras, aquelas que forem te trazendo mais resultado aprimore, e sempre fique de olho nas novas tendências, hoje o mercado se comporta dessa maneira, amanhã tudo pode mudar, principalmente com a chegada do metaverso, que é outra novidade complexa que pretendemos abordar em um próximo artigo.
Fique conosco, leia os demais artigos presentes em nosso blog e nos siga nas redes sociais. Todos os dias postamos conteúdo rico e relevante para fazer a sua empresa crescer.
Grande abraço e até o próximo artigo!