PROFISSIONAIS DE MARKETING FOCAM EM TÁTICAS, PORÉM DEVEM SER MAIS ESTRATÉGICOS.

48% dos profissionais de marketing optam pelo marketing nas redes sociais e negligenciam arás importantes.

A unsupervised, entrevistou recentemente cerca de 740 profissionais de marketing com o objetivo de entender suas preferencias com relação as ferramentas, objetivos e aspirações profissionais.

Entretanto, duas questões que chamaram atenção:

1 – As competências mais fracas nos setores de marketing.

2 – Objetivos e aspirações: as principais áreas de desejo de crescimento.

As habilidades mais fracas dos departamentos

De acordo com os dados coletados na pesquisa, 39% dos entrevistados comentaram que que E-mail Marketing e Redação são os pontos mais fracos nos setores,

Os resultados relacionados ao E-mail Marketing são muito preocupantes, principalmente por 68% dos entrevistados serem profissionais da área do B2B.

O E-mail marketing segue como um dos canais de maior sucesso quando feito de maneira correta.

 Quando se trata de habilidades de escrita, é um pouco mais assustador, pois é uma habilidade básica que ajuda os profissionais com quase todas as outras iniciativas de Marketing.

fonte: https://unsupervised.com/

A área de crescimento mais almejada

Se você perguntar a um profissional de Marketing, que está apenas começando, no que tem mais interesse, essa pessoa provavelmente dirá mídias sociais.

A pesquisa mostrou que o Marketing para redes sociais é a área de crescimento mais desejada por 48% dos entrevistados.

A mídia social, sendo uma área tão atrativa, pode levar os profissionais a tomarem decisões estratégicas incorretas ou negligenciar outras habilidades importantes.

Pensar nas mídias sociais como uma habilidade-chave pode levar a uma carreira extremamente orientada a ferramentas, tornando-o um profissional menos valioso.

A mídia social também não deve ser um canal negligenciado e deve ser vista como outro canal importante, e não a maior habilidade que os departamentos de marketing precisam desenvolver.

como alguém se torna um profissional de marketing estratégico?

Você pode estar se perguntando como o pensamento estratégico tem a ver com as habilidades que os profissionais de marketing mais desejam desenvolver.

Ser estratégico pode ajudar alguém a iniciar sua carreira e ajudar os gerentes a tomar melhores decisões.

Em suma, ser estratégico significa identificar mudanças e cenários, além de saber desenhar respostas aos desafios da mudança. Como explicamos neste artigo de estratégia central para profissionais de marketing, uma boa estratégia básica tem três elementos:

  1. diagnóstico;
  2. política orientadora;
  3. conjunto de ações coerentes.

Seguindo esse modelo, o plano de mídia social fará parte do terceiro ponto: algumas ações/canais do plano estratégico.

Dito isso, é preciso considerar as habilidades que você deve ter para ser um profissional de marketing de ponta que vá além da tática e saiba como obter bons resultados em qualquer área. É isso que vou te explicar agora.

Habilidades essenciais de marketing que você deve dominar

Se você desenvolve e segue um modelo de estratégia, aqui estão algumas habilidades que o aproximarão de se tornar um profissional de estratégia.

Pesquisa

Também listada no levantamento como uma das habilidades mais fracas, esta é necessária para qualquer área tática no Marketing.

Para construir uma campanha, criar novos conteúdos, desenvolver peças de capacitação ou qualquer outra iniciativa, fazer uma boa pesquisa ajudará você a identificar desafios, benchmarks e chegar na melhor abordagem possível.

Em qualquer área de Marketing, fazer uma boa pesquisa melhorará a qualidade do seu trabalho.

Storytelling

Contar uma boa história vai te ajudar a fazer as pessoas clicarem em uma peça de Email Marketing para que você possa convencê-las a comprar o produto da sua empresa, por exemplo.

Se você é um bom contador de histórias, você é um bom profissional de Marketing.

Tente aplicar o storytelling até nos conteúdos mais simples que você está criando e verá os resultados crescendo.

Habilidades analíticas

Não estou dizendo que você precisa ser proficiente em ferramentas de análise de dados. No entanto, você certamente pode aspirar a ser um especialista na área.

Realizar análises é mais sobre entender as causas e impactos de suas iniciativas e tomar decisões baseadas em evidências.

Se você deseja se especializar no espaço de mídia social, é melhor ter uma sólida compreensão das métricas dessas plataformas. Se você deseja usar o email marketing, precisa saber tudo o que precisa saber sobre os principais KPIs dessa área.

Obtenha insights sobre o seu negócio

Este é o último conselho valioso para qualquer profissional, não apenas para o marketing. Se você tem uma compreensão profunda do negócio em que está, você sempre será um ativo valioso para a empresa.

Qual é o posicionamento da sua empresa?

Quais são os benchmarks do setor?

E, melhor ainda: se você conseguir conectar os pontos entre suas iniciativas de Marketing e os KPIs da empresa, poderá trazer oportunidades muito boas.

Como suas estratégias e iniciativas estão ajudando a empresa em todo o funil?

  • Aquisição
  • Ativação
  • Retenção
  • Indicação
  • Receita

Mesmo que a iniciativa tenha um impacto de longo prazo, sempre tente conectar os pontos.

É claro que existem várias habilidades diferentes nas quais você pode se especializar para ser um profissional de Marketing melhor, dependendo da carreira específica que deseja seguir.

No entanto, ter essas habilidades e se concentrar em ser estratégico em vez de apenas tático ajudará você a dar o próximo passo em suas aspirações de carreira.

Fique SINCROnizado com todas as nossas matérias, clique aqui e veja mais

Este foi o artigo de hoje.

Grande abraço e até o próximo post.

Miguel Gomes
Gerente de Contas.