Quando o mundo girava em torno do velho marketing, as estratégias eram voltadas para a empresa, entre seu reconhecimento e faturamento, mas hoje com a inclusão do inbound marketing, estrategistas concluíram que quando o foco se torna o cliente e não a empresa, a chance de captação de leads aumentam muito. Todas as mudanças postas por esse novo método, trazem junto dele a jornada de compra do consumidor.
A jornada de compra do consumidor são etapas de decisões que todos nós vivemos, conscientemente ou inconscientemente, antes de comprar algo. Sendo elas:
Consciente: Parte em que o consumidor procura conhecer sua marca e estabelecer confiança. Nesta etapa ele procurará respostas para todas as suas dúvidas.
Consideração: Nesta etapa ele reconhecerá que possui dores e que precisa solucioná-las, por exemplo; ele pode não estar urgentemente precisando de um xampu no exato momento, mas com o incentivo certo, ele pode sentir a necessidade de comprar seu produto, no caso o xampu, para estoque.
Intenção: Aqui quando há intenção de compra, também haverá desconfianças e contradições, para isso o cliente por instinto buscará ter certeza de sua decisão e, com isso, buscará por provas sociais e demais propagandas que beneficiem ou não sua marca.
Decisão: Com todas as suas dúvidas esclarecidas, chegou a hora de incentivar ainda mais seu cliente a concluir a compra.
E como fazemos isso?
– Oferte um produto
– Mostre um benefício
– Mostre uma vantagem
Ele precisa entender que tomou a decisão certa e que está lucrando com isso, por isso é neste momento que você deve expor todos os benefícios do seu produto e até mesmo amostras grátis e bônus se puder.
O mercado é cada vez mais amplo e competitivo, por isso a necessidade de agradar o cliente torna mais evidente a cada ano. Para se ter a atenção do cliente, você precisa entender a forma dele pensar e suas necessidades. O perfil do novo consumidor é:
– Altamente informado;
– Socialmente conectado;
– Sensível a preços;
– Influenciável por outros usuários;
– Suscetível a autopromoção;
– Voltado a gratificação instantânea;
– Inconscientemente seguro.
Uma vez que eu sei o modo de pensar do consumidor, qual o melhor material a ser oferecido para ele?
Vimos até então a teoria de como funciona a cabeça do consumidor atual, mas precisamos entender o que devemos oferecer para ele e colocar em prática o que aprendemos até aqui.
1 – Materiais ricos em conteúdo para chamar a atenção e abordagem com oportunidades para haver procura pelo produto.
2 – Materiais sobre as dores do seu cliente
3 – Logo em seguida venha com as soluções, sendo elas ferramentas., softwares e metodologias.
4 – Traga as respostas para as dúvidas pendentes, os prós e contras do seu produto, comparações a concorrência e testes feitos. Nesta fase você tem que entregar conteúdo que tire todas as dúvidas na decisão de compra do seu cliente e o induza a compra.
Feito todos esses passos tenho certeza que seu faturamento aumentará consideravelmente. Caso necessite de ajuda no processo, entre em contato com nossa equipe.
Esperamos ter ajudado, grande abraço e até o próximo post.
Agência Sincro.