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FACEBOOK, INSTAGRAM, YOUTUBE – QUAL A MELHOR PLATAFORMA PARA FAZER LIVES?

As “lives” hoje estão presentes nas maiores ferramentas de mídias sociais,  as lives se tornaram uma febre onde o público tem a possibilidade de interagir diretamente com o criador de conteúdo em tempo real.
Com cada vez mais interessados e usuários de diversos países utilizando esta ferramenta, nos resta saber de qual maneira ela pode nos ajudar e qual plataforma se adequa melhor a nossa necessidade. Vale lembrar que cada uma delas possuem diferenças, por isso é importante testar cada uma e ver qual combina mais com o perfil do seu negócio.

Visando essa necessidade a Agência Sincro separou uma lista com as vantagens e desvantagens de cada plataforma:

Facebook Live

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Apesar das lives já existirem antes, elas ganharam mais força dentro do Facebook, com as transmissões ao vivo, se popularizou logo no seu lançamento, onde as pessoas usavam para dividir experiências no seu dia como daily vlog ou momentos específicos como dividir com seus seguidores uma parte daquele show que você tanto gosta. Mas claro que não demoraram para utilizar deste meio a seu favor, usando as lives para fins profissionais.

Tido como preferência para os algoritmos dentro do Facebook, as transmissões ao vivo continuam em destaque sendo priorizadas no conteúdo que aparecerá na sua linha do tempo e de seus usuários. E sendo uma de suas principais características está a possibilidade de segmentar uma audiência de acordo com seus públicos, aproximando seus seguidores e auxiliando no aumento de interessados pelos seus serviços.
As lives duram até quatro horas o que possibilita a cobertura de eventos, anúncios, sorteios ou apenas interagir com seu público.
Outro benefício vem com a acessibilidade que a plataforma lhe dá, podendo fazer transmissões pelo seu computador, tablet ou celular. Basta abrir o aplicativo e clicar na opção fazer “transmissão ao vivo”. Por ser a rede social mais utilizada no mundo seu alcance é superior as demais possibilitando atingir grandes públicos.

Para você que necessita de métricas nos seus trabalhos, a plataforma mostra os picos de audiência da live, engajamento e o alcance em torno do trabalho. E mesmo que sua live termine o Facebook mantém seu vídeo em sua página, possibilita que seus usuários deixem suas reações, comentários e que compartilhem seu trabalho.

Atualmente a mais requisitada plataforma de transmissões ao vivo, o único ponto negativo que devemos retratar é a necessidade de melhorias nas transmissões de vídeo pelo computador, mas sem dúvidas a plataforma é superior neste quesito.

Instagram Live

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Novo no pedaço, o Instagram vem ganhando força e seu maior motivo são as lives que alavancaram o sucesso da plataforma. Primeira empresa a competir fortemente com o Snapchat numa era onde stories dominavam. Tomando por este caminho, as transmissões ao vivo foram incluídas no mesmo espaço dos stories.
Se seu trabalho necessitar de horas de transmissão esta não é uma boa opção pois diferente do Facebook, o Instagram só possibilita uma duração máxima de somente uma hora. Agora se seu objetivo for um anúncio de baixa duração ou apenas uma interação rápida com seu público é uma ótima ferramenta pois ela avisa seus seguidores minutos antes de você começar a transmissão para alertar seu público.

Até o momento, a plataforma pode ser utilizada somente via celular e não calcula as métricas para você de engajamento com o público, somente mostra no final do vídeo as pessoas que visualizaram a transmissão sem parâmetro de quem viu até o final ou não e quais estão online.
A maior desvantagem dentro da plataforma de longe é o fato de que ela não salva seu vídeo em suas publicações, mas você pode salvá-lo em seu aparelho para uma possível repostagem.

Youtube

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E por último, Youtube, a maior plataforma de armazenamento de vídeos no geral atualmente, que conta com um canal dedicado somente para transmissões ao vivo. Dando a oportunidade para você fazer sua live com a duração que necessitar e também poder agendar a transmissão para o horário que quiser. Além de contar com o maior número de informações métricas para você avaliar seu desempenho com seu público.

A plataforma é a mais completa, com recursos para você utilizar em suas lives, podendo deixar redirecionamentos para os espectadores com URLs para caminhos específicos e o compartilhamento de tela funciona muito bem.

Como única desvantagem a plataforma não dá destaques a lives por ser uma plataforma voltada para vídeos, assim você empreendedor terá que fazer sua própria divulgação se quiser que seu público chegue até seu trabalho. Agora se você já possuí uma carreira consolidada dentro do Youtube, a plataforma só lhe trará benefícios.

E agora, qual escolher?

Para você que gosta de métricas, quer um engajamento maior, necessita de mais tempo em suas transmissões e quer uma plataforma que lhe auxilie na divulgação de seu trabalho aconselhamos a utilização do Facebook, deixando como dica também que você utilize o Instagram para trabalhos menores que não exigem um longo prazo de ativação e tempo, pelo maior envolvimento com o público.

Agora se você quer atacar de Youtuber ou já possuí uma carreira consolidada dentro do Youtube sem sombra de dúvidas, este é o caminho por onde você deve percorrer. Com maior interação com o público, maiores possibilidades e com possibilidade de longos vídeos com exposição que fica ativa até você determinar o contrário. Sem dúvidas se este for o caso, esta plataforma deve ser sua escolha.

Para finalizar, sugerimos que você revise todas as suas possibilidades, veja qual melhor se adequa as necessidades da sua empresa, mas não deixe de fazer testes em diferentes plataformas para determinar o engajamento do público com sua marca.

 

Dica Bônus do Nosso Diretor

 Aqui na Agência Sincro, sempre orientamos nossos clientes a fazer as lives pelo Youtube, Facebook e Instagram ao mesmo tempo, apenas dando um aviso do tipo: “Você que está me assistindo pelo Facebook ou Instagram e quer ter uma experiencia completa, acesse meu canal do Youtube, pois lá você poderá ver os slides e outros materiais que estou passando”.

Ou seja aconselhamos a usar o Youtube como principal fonte da transmissão e as outras sempre fazendo chamadas para irem assistir pelo Youtube, pois pelo Youtube os recursos de transmissão são maiores.

Ainda existem ferramentas que possibilitam fazer a mesma exata transmissão para vários lugares, mas isso já é assunto para outro artigo.

 

Gostou de nossas dicas?

Entre em contato com nossa equipe, podemos te ajudar com todo o processo!

Grande Abraço,

Agência Sincro.