capa-top-blog-dez-2020_large

Segurança da Informação – O Que é e Como Funciona

A Internet é um dos principais meios por onde a informação é distribuída na forma de bits e bytes. Notícias, opiniões, tutoriais e produtos, são espalhados na Web em uma velocidade nunca vista em outro meio de comunicação. Justamente por isso, com tantos dados disponíveis a apenas um clique, a segurança da informação é mais que necessária. Afinal de contas, espalhar informações sigilosas, falsas ou que simplesmente não deveriam ser publicadas por expor alguém, é uma prática que deve ser evitada e traz consequências. Mas afinal, o que é Segurança da Informação e como funciona?

blog-dezembro-2020-arq-1

O que é Segurança da Informação?

O termo é usado para se referir à defesa de dados e à prática que assegura que informações sigilosas possam ser acessadas somente por aqueles a quem estas se referem (em outras palavras, seus responsáveis de direito).

A segurança da informação é uma grande aliada de empresas, pois é responsável por evitar que qualquer pessoa distribua, de forma indevida, dados sobre vendas, margem de lucro, concorrentes, entre outras. Em um mundo no qual diversas tarefas são realizadas ao mesmo tempo e e-mails confidenciais podem ser enviados em apenas um clique, é fundamental que exista proteção para eventuais erros.

Nesses casos, a Segurança da Informação permite construir políticas e métodos que são empregados na circulação de dados confidenciais e são controlados pelo departamento de Tecnologia da Informação (TI) de uma empresa.

Geralmente, programas são instalados para garantir que os computadores serão utilizados somente para fins de trabalho, além disso, é imprescindível garantir que os funcionários não baixarão nenhum tipo de programa no computador, uma vez que um simples bug ou malware pode colocar tudo a perder. Por isso corporações preveem punições rigorosas (e até risco de demissão) para qualquer colaborador que quebrar regras de uso das informações, quer estejam em um e-mail com relatórios de vendas, planilhas referentes a porcentagem de lucros, apresentações, modelos e protótipos e ate mesmo senhas de acesso e arquivos pessoais, já que uma vez dentro da rede consegue-se capturar todo o fluxo de dados.

blog-dezembro-2020-arq-2

A Segurança da Informação também pode ser utilizada por indivíduos, principalmente em redes sociais que praticam diversos golpes com links falsos chamados de “phishing” que consiste em recriar uma página idêntica a original e faz a vitima inserir seus dados de login e senha.

Para garantir sua privacidade e a segurança de seus dados, utilize um bom antivírus, não faça login usando suas redes sociais em sites que você não conhece, confira sempre no cabeçalho do e-mail se corresponde ao remetente e utilize senhas difíceis de serem adivinhadas contendo letras, números e caracteres especiais tais como “@!*#”  evitem compartilhá-las com outras pessoas,

Tudo isso faz parte das propriedades básicas da Segurança da Informação, que são: confidencialidade, disponibilidade, autenticidade, integridade e legalidade.


Como proteger meus dados pessoais?

Evite conexões em redes públicas como cafés, rodoviárias e aeroportos pois os mesmos possuem conexão livre sem nenhum tipo de autenticação “para um invasor é igual trancar a porta e deixar a janela aberta”

Desconfie de promoções e ofertas de lojas atrativas demais, principalmente na hora do pagamento que a única opção de pagamento é via boleto.

E-mails de bancos ou lojas verifique sempre o cabeçalho do e-mail, empresas grandes utilizam seus próprios domínios, então nunca irão utilizar Gmail, Hotmail, bol e etc..

blog-dezembro-2020-email-fake-pronto

E-mail falso utilizado em phishing

blog-dezembro-2020-email-original-pronto

E-mail verdadeiro enviado pela instituição

Quer conhecer Cursos sobre Segurança da Informação?

Por conta da importância da área para a proteção de dados sigilosos, existem cursos de pós-graduação, MBA e também cursos que não requerem graduação prévia e podem ser encontrados em plataforma como a Udemy. Os profissionais da área de Tecnologia da Informação já reconhecem essa disciplina como sendo uma das mais importantes.

Um bom profissional de Segurança da Informação é capaz de monitorar riscos e projetar respostas adequadas a cada um deles, protegendo as máquinas contra o acesso de hackers e espiões. Além disso, ele também pode evitar a apropriação de dados sigilosos por criminosos que buscam fraudar e aplicar golpes na empresa.

 

Não deixe de ver nossos outros posts, tem muito conteúdo de qualidade para você que quer aprender mais sobre marketing digital.   

Em caso de dúvidas, entre em contato com um de nossos consultores.   

Grande abraço e até o próximo post.       

Agência Sincro.