Persona: O Que É E Como Defini-la?

Persona: O Que É E Como Defini-la?

Como uma das táticas fundamentais dentro do marketing digital, persona domina a arte de conhecer seu público.

Entender sobre persona é entender os desejos, dores, motivações. Estar por dentro de dados, estatísticas que mostrem exatamente os interesses de seu cliente.Uma vez que você entende quais os gostos dos internautas, você aprende a selecionar exatamente aquele seletivo grupo que foi feito especialmente para se agradar com aquilo que você tem para oferecer.

Sabe quando você gosta de algum produto, visualiza o produto e depois de algum tempo, anúncios sobre este tipo de produto aparece em todo lugar?

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Conhecer sua persona entra no quesito conhecer seu público alvo, se você é dono do próprio negócio, trabalha com marketing digital ou simplesmente é interessado sobre o assunto, já deve ter sido questionado sobre qual é o público alvo da sua marca, produto, serviço ou info produto.

Conhecer seu público alvo é fundamental para montar as campanhas certas, visando a economia no orçamento e o maior número de tráfego ou visualização por assim dizendo do seu anúncio. Além disso você é capaz de produzir novos produtos ou serviços que melhor se encaixam nas necessidades de seu público sem ter que se preocupar com um lançamento malsucedido.

Realizar o desafio de montar uma persona está inteiramente ligado em fazer as perguntas certas. Ficar atento aos gostos, interesses de seu público, montando pesquisas e analisando dados demográficos que farão você montar seus futuros projetos sem perder tempo ou dinheiro tornando se o tipo ideal de seu cliente.

Neste post, vamos abordar o conceito de persona e mostrar sua importância para um negócio. Ainda vamos ensinar você a criar um modelo de persona ideal para orientar corretamente as ações de sua empresa. Confira!

Como dica fundamental, é preciso estar por dentro de todas as críticas que seus produtos ou serviços estejam levando, sejam elas positivas ou negativas. Estar ciente dos dois lados da moeda fará com que você saiba exatamente o que está bom no seu produto, o que pode melhor e cada vez mais, entregar o produto ideal para sua persona.

Qual é a diferença entre persona e público-alvo?

personaxpublico alvo comparacao

Por mais que haja confusão no conceito e ambos, certamente são significados diferentes.
O público-alvo serve para auxiliar você a encontrar seu tipo ideal de persona, mas ambos não são sinônimos.

Veja um exemplo;

 

Público-alvo: Mulheres, de 25 a 40 anos, casadas, formadas em jornalismo, com renda média mensal de R$ 3.500. Pretendem aumentar sua capacitação profissional e gostam de viagens.

Persona: Maria Luíza, 28 anos, atua como jornalista dentro de uma emissora de tv a 3 anos. Pensa em se desenvolver profissionalmente e se tornar uma jornalista de prestígio e fazer várias viagens enquanto trabalha. Mas para isso gostaria de aprender novos idiomas e procura uma escola que lhe ajude nesta caminhada.

persona escolhida

De maneira mais resumida, público alvo se trata de um estudo mais abrangente de cliente, já na persona você entende diretamente as necessidades de cada um envolvido dentro de seu público alvo como grande maioria. Dentro de um contexto mais específico, humanizado e empático.

Pode parecer que ambos são semelhantes, mas dentro de uma estratégia de marketing, focar se em agradar Maria Luíza invés de apenas seu público alvo como total traz muito mais resultados.

E saiba que dentro dessa estratégia você não precisa necessariamente ficar preso de somente um tipo de persona, pelo contrário, se você acha que vale a pena investir em mais de uma persona quando é visualmente mais relevante, invista.

Contudo não é aconselhável que você se empolgue nas escolhas e exagere no número de personas. Se um público alvo torna se abrangente, ter muitas personas podem fazer você perder o foco de quem realmente deve agradar, afinal, a persona foi feita para ter um direcionamento melhor de pôr qual caminho seguir.

Para lhe auxiliar na melhor escolha de persona separamos algumas perguntas que você deve buscar dentro de seu público alvo:


Como é seu cliente: (Características físicas e mentais)
O que você pode lhe oferecer que o interessaria?
Que tipo de atividades ele costuma fazer? (Pessoal e Profissional)
Qual seu nível de escolaridade? Onde ele quer chegar?
Quais são suas fontes de informação? E quais são os veículos que ele busca?
Quais são seus sonhos, objetivos e dificuldades?
Ele se inspira em alguém para tomar decisões? Se sim, quem?

Entender quem é, os gostos que a pessoa tem e do que ela precisa em sua vida, ajudará você a saber de que maneira seus serviços podem ajuda-la e assim satisfazer seus desejos.

Caso queira ir mais fundo nas investigações, crie pesquisas online ou entreviste pessoas físicas e faça essas perguntas diretamente, assim você não precisa se preocupar em ter dados incertos ou inconclusivos sobre sua persona.

“Não sei como abordar as pessoas para fazer minhas pesquisas”

Se este for o caso preste atenção, você deve primeiramente se apresentar a pessoa que você irá abordar. Saber quem você é e de que forma ela irá te ajudar facilita na hora que a pessoa responder suas perguntas de forma aberta.

Independente se for uma entrevista direta ou uma pesquisa online, você deve se apresentar e mostrar o porquê de estar fazendo aquilo.
Dentro da psicologia há um estudo que comprovam quando queremos convencer alguém a aceitar alguma condição que gostaríamos de estabelecer, começar dizendo o por que você precisa daquilo aumenta muito as chances da pessoa aceitar suas ações.

Se possível, ofereça algum benefício como forma de agradecimento ao final;

Com todo um relatório detalhado sobre a pessoa, você deve separar seus atributos:

 

- Idade;
- Cargo;
- Hábitos;
- Frustrações;
- Desafios;
- Crenças;
- Hobbies;
- Estilo de vida;
- Hábitos de compra;
- Quais mídias preferem;
- Quem os influencia;
- Quais tecnologias usa;
- Onde busca informação;
- Critérios de decisão na hora da compra;
- Momento da jornada de compra em que se encontra.

Por fim, nomeie sua persona e comece os projetos em cima dela.

Gostou de nossas dicas?

Em caso de dúvidas entre em contato com nossa equipe, ficaremos honrados em poder te ajudar nesta caminhada.

Grande Abraço,

Equipe Agência Sincro.