Mídias Sociais: Mantenha a Sua Conta Ativa.

Mídias Sociais: Mantenha a Sua Conta Ativa.

As redes sociais são de longe uma das melhores ferramentas para conquistar leads, ademais várias pessoas não conhecem os benefícios de manter o perfil da sua empresa ativa. Espero que ao final deste artigo, você (empreendedor), perceba a mudança do cenário de compra e pense de uma forma mais formal e insira a sua empresa no mercado digital.  

 

Por que isso é tão necessário para o marketing da sua empresa?  

As mídias oferecem benefícios de extrema importância para a sua empresa, por exemplo, estabelecer o contato empresa/cliente, maximizar a autoridade da sua empresa, aumentar as vendas online e presencial, analisar métricas e por assim vai. 

Abastecendo o perfil com conteúdo a marca tem mais chance de estar mais próximo das pessoas, porém, se a empresa não tem um bom posicionamento isso pode virar um pesadelo, as indústrias que não cumprem com o combinado sendo ele preço ou o produto viram alvo de reclamações. Neste caso o ideal é sempre responder os clientes e produzir conteúdo para ajudá-lo. 

Uma empresa digital é aquela que entrega conteúdos de altíssima qualidade para o cliente e tenta resolver todos as objeções que eles tenham. 

As pessoas ficam muito tempo online, além do mais, a média diária dos brasileiros é de 3h34, ficamos em segundo lugar no ranking de tempo gasto neste tipo de plataforma, perdendo somente para Filipinas.  

 

Veja as 15 redes sociais que contêm mais usuários ativos:  

Com base em usuários ativos mensais, contas de usuário, públicos-alvo de publicidade ou visitantes mensais únicos (em milhões). 

  1. Facebook: 2.498 
  2. YouTube: 2.000 
  3. WhatsApp: 2.000 
  4. Mesengers: 1.300 
  5. WeChat: 1.165 
  6. Instagram: 1.000 
  7. Tik Tok: 800 
  8. QQ: 731 
  9. QZone: 517 
  10. Sina Weibo: 516 
  11. Reddit: 430 
  12. Kouishou: 400 
  13. Snapchat: 398 
  14. Twitter: 386 
  15. Pinterest: 366 

Quando falamos em marketing digital, é preciso conhecer bem a mídia a qual você irá inserir os seus anúncios e saber quais plataformas será melhor para atingir o seu público alvo. Ademais, as mídias sociais vão além de apenas atingir um público, ela parte do princípio de localizar o melhor perfil de venda para a sua empresa.  

 

1 - Conteúdo para mídias sociais: 

As pessoas não gostam de ver publicidade, mas sim conteúdos relevantes e com informações. Lembrando que, quanto maior é a frequência, melhor será a afinidade com os consumidores. Humanize mostre que você conhece seu público e traga assuntos reais, conte história e peçam para que contem histórias também, conteúdo mais espontâneo, verdadeiro e autêntico. 

Além de pesquisar as melhores redes sociais para abrir um investimento, é necessário se aprofundar em conteúdo. Inclusive pesquisar conteúdos que as concorrentes postam (não para copiar, mas, sim procurar materiais contrários a empresa concorrente e fazer diferente). O conteúdo das redes sociais não podem ser um lugar de propaganda, e sim mensagens motivacionais, fotos inspiradoras, conteúdo extremamente rico, quanto mais clean (sem excessos) melhor, não ter texto em fotos, acrescentar histórias no post e por assim vai. 

1.1 - Como utilizar conteúdo sem deixar os usuários saturados? 

Definir alguns territórios de pautas possíveis para trabalhar e amarre isso em categorias, tente utilizar um funil para criar conteúdo diversificado em plataformas digitais. O Conteúdo deverá ser diversificado em cada plataforma, por exemplo, o Instagram tem as hashtags (#) e mais algumas coisas específicas que somente essa plataforma tem. 

Primeiro redija uma estratégia, e em seguida pesquise e elabore o desenvolvimento do conteúdo. O conteúdo é valioso? Dentro da sua estratégia é interessante para o seu público?  

Depois de deixar tudo afinado, comece a personalizar o conteúdo para a rede social que foi definido na elaboração do projeto. Análise, reveja e estude. Quanto mais o conteúdo do anúncio for interessante maior será a chance de converter leads.   

O segundo passo é analisar o resultado dos anúncios, verificar as métricas. E para finalizar, pesquise e desenvolva mais conteúdo, vá intercalando até você achar o anúncio que mais atrai. Mude ou altere aqueles anúncios que não trazem tantos resultados. 

1.2 - 4 elementos que devem constar no conteúdo: 

  1. Motivação (Para que o cliente acredite no que você transmite)
  2. Informação (O que é, como funciona, preço ou produto/serviço?) 
  3. Ação (Tanto para que ela compre, como, compartilhe, comente, divulgue, etc) 
  4. Leitura Dupla (formal e informal sendo fácil de ser lido dividir por títulos, lacunas, tabelas e afins.; Palavras escrito em forma de Negrito, Sublinhadas e destacadas; Subtítulos; Cores limpas e ambiente clean.) 

Facebook, Instagram, Youtube é um dos melhores motores de tráfego para o seu site, transformando a sua audiência em clientes. Mas, como eu consigo aumentar a minha audiência? Comece a publicar um conteúdo melhor, aumente a frequência, coloque fotos bonitas, coloque o link de redirecionamento para o site da sua empresa e entre outras coisas. 

 

As mídias sociais são deveras importante para segmentar a sua persona.  

Ter um público definido é importante para garantir o máximo de engajamento, ou seja, quanto mais você souber quem captar, mais fácil será para captá-lo! Normalmente as plataformas que oferecem o serviço de anúncio, já vem com configurações para segmentar os seus clientes. Por isso, é de extrema importância conhecê-los mais afundo.   

Aliás, você sabe a diferença entre público-alvo e persona? 

Público-Alvo: É um recorte demográfico. Socioeconômico e comportamental que uma empresa define como consumidor de seus produtos e serviços. 

  • Idade 
  • Sexo 
  • Formação Educacional 
  • Poder aquisitivo 
  • Classe social  
  • Hábitos de consumo  

Persona: A persona é um personagem fictício construído a partir de pessoas reais, físicas, psicológicas, comportamentais. 

  • Hábitos 
  • Frustrações  
  • Hobbies  
  • Estilo de vida  
  • Comportamento 
  • Preferências 

A escolha do cliente precisa ser filtrada para conquistar o cliente certo. O Público alvo é algo superficial, já a Persona é saber exatamente quem você quer atingir, por que cada pessoa tem uma característica diferente. 

O mundo das mídias sociais está evoluindo gradativamente, com mudanças e atualizações em ritmo acelerado, no Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e outras plataformas sociais importantes, cada vez mais estão evoluindo para agregar cada vez mais segmentações para anúncios.  

Não deixe de ver nossos outros posts, tem muito conteúdo de qualidade para você que quer aprender mais sobre marketing digital.     

Em caso de dúvidas, entre em contato com um de nossos consultores.     

Grande abraço e até o próximo post.         

Agência Sincro.