infograficos-post-agencia-de-marketing-digital-sincro_large_large

Infográficos – Quais São e Como Utilizar?

Se estas são suas dúvidas sobre este tema, não se preocupe, iremos debater sobre todas e ao final deste post você estará apto a começar seu próprio projeto. 

Nós separamos os diversos tipos de infográficos e lhe mostraremos como utilizar cada um deles.

Os principais tipos de infográficos que você irá utilizar são:

– Infográficos estatísticos
– Infográficos informativos
– Infográficos de cronograma
– Infográficos de processo
– Infográficos geográficos
– Infográficos de comparação
– Infográficos hierárquicos
– Infográficos de lista
– Infográficos de currículo

Para Que Servem?

1. Modelo de infográfico estatístico
Como diz o nome, este modelo serve para você apresentar dados, estatísticas e fundamentos detalhados com base em estudos e pesquisa.
Usando um infográfico você ajuda a trazer uma narrativa para sua explicação, facilitando a compreensão com gráficos, imagens, ícones e fontes atrativas.
Se você quer convencer alguém sobre algo usando fatos comprovados e dados, este modelo é perfeito para você.
Uma vez que você escolha este modelo, tenha em mente que seu design opta por uma abordagem em negrito e formas coloridas para chamar atenção. Se sua ideia é enfatizar um dado importante, não se prenda a ideias convencionais, use e abuse de um design moderno que lhe ajudaram a deixar seu infográfico estatístico mais dinâmico.

Para dar uma ideia de como montar seu projeto, estude o conteúdo que você quer passar para o público e tenha em mente de que forma você irá passar esta informação para o público de forma narrativa.

Veja um exemplo abaixo:

infografico-estatistico

2. Modelo de infográfico informativo

Um infográfico informativo é perfeito para você que deseja transmitir uma novidade, uma informação com seu público. Diferente do infográfico estatístico, ele não necessita de base, fundamentos, pesquisas e um conteúdo mais aprofundado.
Como um dos modelos mais usados, o infográfico informativo serve para qualquer informação que você gostaria de compartilhar com seu público, seja ela contar uma novidade, retirar alguma dúvida, curiosidades e afins.

Normalmente, um infográfico informativo está dividido em seções com cabeçalhos descritivos e ícones instrutivos, que dão leveza ao trabalho e ajuda na compreensão da informação apresentada. Utilize de um design moderno e atrativo. Inverta cores, apresente imagens, mostre ícones para manter seu público entretido com seu trabalho.

Veja um exemplo abaixo:

infografico-informativo-post

3. Modelo de infográfico de cronograma

Neste modelo podemos apresentar a história de momentos, declarar datas e horários de acontecimentos. Você pode usar também para ilustrar a linha do tempo com a trajetória de sua empresa na história ou demais assunto.
O conceito do tempo dentro da compreensão das pessoas mostra se de forma espacial. Não se lembram de detalhes e compreendem a história de forma fluída.

Mostrar sua história de forma moderna como um infográfico ajudará seu público a entender sua história. Utilize linhas explorando os locais na história, imagens, etiquetas, ícones, dentro de um percurso do tempo. Use destes atributos, destaque pontos importantes e mantenha seu público entretido na sua história e irá fazer com que compreendam a trajetória com mais facilidade.

Um truque para você ilustrar a passagem do tempo é ilustrando as datas antigas com preto e branco e trazendo cor para as atuais. Trazendo uma impressão de passagem entre o passado e o presente.

Veja um exemplo abaixo:

cronograma-ifografico

4. Modelo de infográfico de processo

Imagine que você possui uma ideia mas não sabe por onde começar. Para esclarecer as ideias você separa seu projeto em passos. Dentro do infográfico de processo é exatamente isso que você irá fazer utilizando de ilustrações.

Diferente do infográfico de cronograma, neste infográfico você vai mostrar para seu público uma ideia ou conceito utilizando se de passos, mostrando literalmente o processo a ser percorrido.

Os infográficos de processo facilitam a compreensão de cada passo e ajuda seu público a entender o conceito ao todo. A maioria deles seguem um padrão de fluxo de cima para baixo ou da esquerda para direita. Procure enumerar os passos de forma chamativa para melhor compreensão.

Para ilustrar o caminho que está sendo percorrido dentro da história, utilize setas e demais ícones que deem a entender por qual caminho está se seguindo.

Veja um exemplo abaixo:

infografico-Cronograma

5. Modelo de infográfico geográfico

Dados demográficos, localização e grande quantidade de dados, são todos característicos de um infográfico geográfico.
Como recurso visual de foco, geralmente são utilizados mapas, que ajudam o público a melhor localizar a base dos dados. Ilustrar áreas importantes com mudança de cores pode ser uma ótima ideia para simbolizar uma classe hierárquica. Caso queira simplesmente ilustrar uma determinada parte no mapa, use setas, ícones, etiquetas, etc.

Caso queira comparar dados de diferentes regiões, você pode posicionar diferentes mapas um do lado do outro.

Veja um exemplo abaixo:

infografico-geografico

6. Modelo de infográfico de comparação

Assim como neste post, estamos sempre comparando e buscando as melhores opções, um modelo de infográfico de comparação é perfeito para isso.
Expor fatos para tomarem uma decisão de forma imparcial, com dados igualmente relevantes, é isso que você fará com este módulo.

Manter uma comparação igualmente importante entre um fato e outro, neste modelo isso é feito dividindo o meio verticalmente ou na horizontal, colocando cada opção de um lado.
Use cores contrastantes para separar duas opções. Você também pode usar uma cor mais clara e mais atraente para enfatizar a opção que deseja que os leitores escolham.

Você pode utilizar ícones para ilustrar a presença de algo e a falta de outra. Utilizando se de cores contrastantes para mostrar as diferenças entre as duas opções.

Veja um exemplo abaixo:

infografico-de-comparacao

7. Modelo de infográfico hierárquico

Este modelo serve para classificar a importância de algo do maior para o menor. Um exemplo disso seria uma pirâmide, medindo a cada degrau a importância de algo com base em informações.
Para demonstrar melhor a hierarquia ou mostrar a divisão de algo, utilize um fluxograma de organização, para melhor compreensão visual.

Veja um exemplo abaixo:

infografico-hierarquico

8. Modelo de infográfico de lista

Caso queira compartilhar uma lista das melhores músicas, filmes, dicas e afins, o infográfico de lista é o ideal.

Geralmente são diretos, com listas simples que ao longo do processo ganham destaque e relevância do público. Recursos visuais, ícones, marcadores, cores atrativas, fontes criativas, tudo tem lugar para destacar os itens da lista.
Mas não se limite, você não precisa depender necessariamente da versão básica de cima para baixo, você pode redistribuir as informações e montar algo inovador.

Adicione formas criativas, impressione seu público, não caia na mesmice. Inclua recursos visuais como por exemplo um design em S para navegar o olhar do público.

Veja um exemplo abaixo:

infografico-lista

9. Modelo de currículo infográfico

Com um mercado cada vez mais acirrado, a necessidade de se destacar entra em evidência e para isso nada melhor do que montar um criativo currículo para as empresas.
Não convencional, este tipo de infográfico pode não ser adaptado por algumas empresas, mas é perfeito para candidaturas por e-mail, ou portfólios online.
Geralmente seu visual é simples, utilizando de cores monocromáticas e suaves, com ícones e partições.
Caso queira tentar algo diferente você pode montá-lo como um mapa mental distribuindo suas informações e atributos.
Personalize seu currículo infográfico de forma criativa e que demonstre mais o seu perfil.

Veja um exemplo abaixo:

infografico-curriculo-post

Gostou de nossas dicas?

Entre em contato com nossa equipe em caso de dúvidas e caso queira fazemos o melhor infográfico para você.

Grande abraço,

Agência Sincro.