E-mail marketing

E-mail marketing

O marketing por email é toda a comunicação entre uma empresa e seus contatos ou clientes via email. As atividades de marketing por email podem ser desenvolvidas em texto ou HTML e incluem produtos, promoções, conteúdo, etc. Normalmente, a mensagem é enviada usando uma ferramenta de disparo de e-mail.

O que é Email Marketing

Segundo dados do site Statista, o número de usuários globais de e-mail chegará a 2,9 bilhões em 2019, correspondendo a mais de um terço da população total.

É provável que o público-alvo da sua empresa sejam essas pessoas, certo?

A história do marketing por e-mail começou no final dos anos 1970, quando Gary Thuerk, gerente de marketing da Digital Equipment Corp, enviou 400 e-mails para promover os computadores da empresa e atingiu US $ 13 milhões em vendas.

Mas foi só na década de 1990 que a Internet popularizou o marketing por e-mail.

Para conduzir o marketing por e-mail de forma eficaz e evitar caixas de spam, é importante seguir as boas práticas.
Isso abriu a porta para novas formas de comunicação, mas também levou ao spam - portanto, foram criadas regras para proteger os consumidores desse comportamento.

Na década de 2000, ficou claro que não bastava enviar e-mails sem considerar o destinatário ou o conteúdo.

Desde então, pode-se entender que para realizar um email marketing eficaz e não acabar em uma caixa de spam é importante seguir as boas práticas.

O surgimento de tecnologias como smartphones e o surgimento de novos relacionamentos como as redes sociais também impactaram o email marketing.

Porém, seja qual for a tecnologia adotada, sabe-se que é muito importante estar atento às necessidades de cada usuário no recebimento de emails.

Portanto, partindo da comunicação de massa, desenvolveu-se em uma estratégia de relacionamento com potenciais clientes e clientes.

Hoje em dia, as ferramentas de automação de marketing (como RD Station Marketing) usam um método estratégico de email marketing para realizar segmentação e análise avançada dos emails enviados.

Para saber mais, leia também nosso e-book "Guia de Email Marketing". É gratuito, basta preencher o formulário abaixo para acessar.

Vantagens do Email Marketing

Muitas pessoas chegam a dizer que com o crescimento das mídias sociais, o email marketing está chegando ao fim, mas isso não é verdade.
Isso ocorre porque as pessoas integraram totalmente o e-mail em suas vidas: é a coisa mais simples e básica que qualquer pessoa pode obter na Internet. Muitas pessoas vão mais longe e até se sentem desamparadas com seu uso, gastando todo o tempo abrindo suas caixas de correio e verificando cada nova mensagem que recebem.
Não há dúvida de que, por exemplo, as redes sociais são uma boa forma de divulgar informações e atrair clientes. Porém, em comparação com o e-mail, esses canais costumam ser vistos com mais informalidade e menos comprometimento.
As pessoas não são obrigadas a ver todas as postagens na página do Facebook da empresa que seguem, nem precisam ler todas as postagens nos blogs de suas marcas favoritas.
Além disso, fica mais difícil acompanhar todas as atualizações postadas nas redes sociais. Os e-mails são geralmente verificados cuidadosamente todos os dias.
Embora todos nós tenhamos que lidar com algum spam indesejado, se a pessoa assina o conteúdo da sua empresa e sabe que é relacionado ao seu conteúdo, a tendência de abrir e ler seu e-mail é muito forte.
Portanto, o uso adequado do email marketing é uma arma muito eficaz para manter o relacionamento com as pessoas, sejam elas clientes atuais ou potenciais interessados.
Este é um bem que deve ser cultivado e explorado com cuidado ao longo do tempo, mas o resultado vale o esforço.

Ferramentas de Email Marketing

Se sua empresa iniciar o marketing digital, você poderá ter algumas dificuldades para enviar e-mails em grande escala ou gerenciar grandes listas de contatos. O software de marketing por email pode aliviar essa dor.
Algumas coisas que você pode fazer com o software de marketing por e-mail:


Segmente seus contatos: tenha controle total sobre o público que receberá seus emails;
Crie layouts eficazes: ajude a criar designs de e-mail e modelos reproduzíveis;
Inicie automaticamente campanhas de publicidade: melhore a eficiência e eficiência do envio de emails;
Acompanhando os efeitos do disparo: Visualize o número de aberturas e cliques da campanha e outras estatísticas.


Antes de escolher uma ferramenta, as duas principais perguntas que as empresas devem se fazer no momento são "Quais são meus objetivos para o marketing por e-mail?" E "Quais recursos sua empresa realmente precisa para atingir esses objetivos?"


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