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Customer Lifetime Value

POR QUAL RAZÃO DEVO CALCULAR O “VALOR VITALICIO” DO MEU CLIENTE?

 

  • Como saber a média da vida útil do cliente na sua empresa?
  • Isso pode ajudar na estrutura da sua empresa?
  • Como isso afeta uma empresa focada no marketing digital?
  • Quanto que os meus clientes rendem na minha empresa?
  • E qual é o tempo que eles compram meus serviços\produtos nesse relacionamento de empresa e cliente?

Essas é uma das várias dúvidas que os empresários encontram ao assumir um grande cargo ou até mesmo ao abrir a sua própria empresa, e no marketing digital não seria diferente de uma empresa física, a importância de medir o rendimento de clientes continuam a mesma. Saber o quanto que o cliente rende nesse meio tempo é de extrema necessidade.  

Isso fará repensar em investimentos e aonde você poderá arrumar estratégias de vendas ou produtos. Um empreendedor sabe qual é o esforço e o quanto difícil é conquistar um cliente e mantê-los por um bom tempo sendo cliente. 

Essa métrica além de passar valores ela também ajuda a verificar qual é o tempo que ele passa comprando, quantas vezes ele compra e quais são os valores que ele costuma comprar. Além de saber tudo isso você ainda poderá planejar e colocar uma estratégia para segurar o cliente por mais tempo nas empresas. O grande desafio do empresário e fazer e ainda permanecer com tal cliente, pois convenhamos que sem dinheiro a empresa não conseguira se manter em pé por um longo tempo.

As empresas em geral sofrem uma pressão enorme para captar clientes, por isso que é lançadas promoções e descontos ou fazem estratégia para segurar tal cliente, ao contrário de empresas que fornecem energia, água, internet e afins, pois é uma necessidade. 

Se traduzirmos Lifetimevalue (LTV) para o português iremos entender em qual contexto ele se encaixa na sua empresa, LTV é nada mais que “valor vitalício”, logo podemos dizer que é uma métrica onde tem por fim estimar o lucro líquido da vida de um cliente dentro da sua empresa. 

 

 

MAS, O QUE É LIFETIME VALUE (LTV)?

É uma métrica para verificar o quanto que o seu cliente compra na sua empresa, por tanto com essa métrica você irá estipular o quanto de dinheiro que ele vai dar a sua empresa por todo o tempo que ele irá comprar de você. E isso é uma ótima ferramenta para a empresa estimar um valor de ganhos futuros. 

 

 

POR QUE USAR ESSA FERRAMENTA NO MARKETING DIGITAL DA SUA EMPRESA?

Do mesmo modo que as empresas físicas usam, as empresas focadas no marketing digital também deverão ser utilizadas. Isso só irá acrescentar e aumentar a chance de a estratégia dar certo. Por exemplo, o cliente ele realiza as compras dele em um certo período que realizou as compras, com um produto no valor R$ N e a quantidade de vezes que ele realizou as compras. 

Sendo assim você terá os 3 valores para calcular o LTV da sua empresa. 

No caso, iremos supor que a sua empresa tem uma série de clientes que compram nestes mesmos estilos, ao longo do período de 5 anos ele realizou 4 compras com valores diferenciado

  • O primeiro foi no valor de R$ 25,00 

  • O segundo R$ 150,00 

  • A terceira compra R$ 200,00 

  • E a última foi no valor de R$ 1.350.00

Somando todos esses valores você chegará à conclusão que esse tal cliente gastou cerca de R$ 1.725,00. A ideia não é somar as compras dos clientes um a um isso irá levar muito tempo para saber o resultado. O objetivo final é analisar um conjunto inteiro de clientes para verificar a média do valor gasto e o tempo de permanência.  

 

 

COMO CALCULAR O LTV?

A fórmula do LTV é muito fácil, basta você ter todos os dados de seus clientes para começar a realizar. Para facilitar siga essa fórmula, que não dará erro. 

É só fazer deste jeito: 

LTV: (Valor X Nº de compras ao ANO) X Tempo do relacionamento = R$ xx,xx

Por exemplo, uma escola de inglês online gera-se 10 boletos para cada mês ao ano quando o aluno abre a matricula, no valor de R$ 250,00.

Alguns alunos começaram a cancelar ou até mesmo trancar sempre depois de 2 anos após o início do curso. Com isso o dono começou a realizar um estudo para saber quanto tempo que esses alunos ficaram e fizeram a empresa dele lucrar. No caso, para saber quanto que está empresa lucrou em um ano é só fazer o seguinte:

LTV: (R$ 250,00 X 10) X 2 = 5.000,00

Nesse caso o Lifetime Value desses alunos foram de R$ 5.000,00.

O objetivo final é sempre manter um relacionamento duradouro com o seu cliente, para isso existe essa métrica para verificar a estratégia da sua empresa e também existe diversas outras possibilidades. 

Se houver uma preocupação maior, mude sua estratégia e invista no aprimoramento do marketing digital.

 

 

A CONCLUSÃO 

Ao realizar as contas, e verificar que há um problema na sua empresa, seja ela por tempo de relacionamento, a quantidade de vezes que o cliente faz a compra ou pelo valor, o indicado é mudar de estratégia, forma de abordar o cliente (frases persuasivas, imagens com conteúdo e qual plataforma você usa para se comunicar com o seu cliente), verificar os preços e por fim verifique a objeção que o seu cliente tem. 

No marketing digital existem várias formas de realizar a venda e manter seu lead ligado a informação sobre sua empresa, uma delas é o Funil de Vendas onde tem como propósito atrair, relacionar, converter e analisar. 

Para saber mais sobre o Funil de Vendas acesse Passo a Passo de Como Estrutura um Funil de Vendas imbatível.

A ideia é verificar o LifetimeValue do seu cliente, repensar se está valendo continuar com essa estratégia, se não estiver comece um Funil de vendas imbatíveis. 

Bom por hoje é isso, o que você achou das nossas dicas?

Não deixe de ver nossos outros posts, tem muito conteúdo de qualidade para você que quer aprender mais sobre marketing digital. 

Em caso de dúvidas, entre em contato com um de nossos consultores. 

 

Grande abraço e até o próximo post. 

Equipe Agência Sincro.