Como ficar na 1ª página na busca do Google? Conheça SEO.

Como ficar na 1ª página na busca do Google? Conheça SEO.

O que significa SEO (Search Engine  Optimization)

 

SEO é uma técnica que tem por finalidade melhorar a colocação do seu site na busca orgânica do Google, ou seja, um conjunto de otimização para sites, blogs, e páginas da web.

Por tanto, se você realiza uma pesquisa no Google, ela trará resultados que contém mais conteúdos, palavras-chaves, a velocidade em que o site abre e outras questões que veremos logo abaixo.

 

 

A Busca orgânica é uma das melhores formas de fidelizar clientes, realizar vendas e também garantir a autoridade. Este gráfico demonstra especificamente este caso, a chance de fidelizar um cliente em uma busca é tão maior quanto os anúncios de publicidade em diversas plataformas digitais. 

SEO também tem seus lados contras, seu retorno de investimento poderá demorar de médio a longo prazo. A maioria das empresas acham que é tempo perdido, porém todo o esforço é compensatório para alcançar o primeiro lugar em busca do Google. 

Nunca utilize Black Hat, isto é uma forma de subir o SEO, porém vai contra a política e privacidade do Google e tem punições severas para as empresas que fazem este tipo de programação. 

No atual momento, o meio de vendas mais acessível é a internet, pois, quando o cliente deseja realizar uma compra, seja um imóvel, carro, computador, a primeira reação do usuário será analisar preços e qualidades nos mecanismos de busca. Utilizando essa técnica a sua empresa estará à frente de outras empresas que não persistenessa estratégia.

O que muitas empresas não sabem, é que ficar em primeiro lugar nos mecanismos de busca contribui no aumento da receita, visto que o valor do investimento não é tão grande quanto gerar um anúncio pelo Google Ads. Por isso o SEO é tão importante para a sua empresa, seja ela um E-COMMERCE ou não.

Além do fator principal (aumentar no ranking do mecanismo de busca), multiplicar as suas vendas, essa tática faz com que a sua marca ganhe um maior valor. É nesse momento que a sua marca começa a ganhar autoridade, no marketing digital quanto mais tráfego, conteúdo e propósito, mais a sua marca vai ganhar força e consequentemente irá ganhar confiança.  

 

 

Comportamento de busca o Google identifica como:

 

  • Informacional - Palavras amplas (Marketing digital)
  • Transacional - Interesse de compra (Contratar uma agência de Marketing Digital)
  • Navegacional - Quando a intenção é ir direto ao site (agenciasincro.com.br)
  • Local – O Google indica a agência mais próxima ou no local que você procura (Agência de Marketing Digital em Salto-SP)

 

Mas como que o Google analisa seu site?

 

O Google trabalha com um recurso inteligente, o Googlebot, ele faz uma checagem em todo o site, entram em links e analisa todos os dados da página, verifica se a conteúdos de qualidades e originais, é se contêm técnicas de SEO para ficar em primeiro lugar ou simplesmente na primeira página.

Para se manter no topo da página existem N fatores que contribuem para isso, entre eles estão a qualidade de conteúdo, tamanho do conteúdo, título interno, URLs amigáveis, headings tags (tentar mesclar palavras chaves no conteúdo da sua página, geralmente escondido na URL), palavras-chaves, linkagem interna, tempo de carregamento, autoridade e vários outros a serem listados.  

Podemos assim dizer que todos esses tópicos ajudam sem dúvida para que seu negócio online aumente o valor da receita.

O uso da otimização no seu site aumenta consideravelmente a chance de conseguir uma parceria, pois a maioria das pessoas que realizam pesquisas no Google, clicam nos resultados que estão somente na primeira página, logo se seu site estiver na primeira página você terá uma chance de captar leads e aumentar o tráfego orgânico só é possível se o seu site for visualizado.

 

Como planejar uma otimização para o seu site

 

A princípio as palavras-chaves são fundamentais, tanto para que o usuário pesquise sobre o tema, quanto você realize um artigo sobre o tema que ele deseja realizar a leitura. Como assim? 

Antes do leitor entrar na sua página, o usuário tem uma dúvida ou quer realizar uma compra, ou ele quer conhecer a respeito de qual quer dúvida que ele tenha, no entanto você terá que pensar como a persona irá realizar a pesquisa. 

Mas como você irá “adivinhar” o que a persona irá pesquisar?

Primeiramente conheça profundamente a sua persona, logo após faça uma pesquisa de palavra-chavepara encontrar a melhor oportunidade para o seu nicho, pois uma vez que você conhece o perfil ideal do seu cliente fica mais fácil “prever” qual os títulos de busca que ele futuramente irá procurar.

 

Por que é necessário usar palavras chaves na elaboração do seu site?

 

 

Logo após você conhecer a persona ideal para a sua empresa, a próxima etapa será anotar ideias que possivelmente ele poderá digitar. Depois usará ferramentas para procurar palavras-chaves e a partir daí é só começar inserir no seu site. 

Pois, os clientes irão achar seu site com maior facilidade no “Busque do google”. Ex: Viagens para Salvador. As pesquisas serão encaminhadas para o site que conter as palavras “viagens para salvador” ou algo relacionado a pesquisa. A ideia é achar a palavra-chave, para complementar em conteúdo para o seu site. 

 

Etapas de um projeto SEO

 

 

  1. O primeiro passo é pesquisar palavras chaves (mais buscadas e pesquisadas) recentemente no Google, existem várias ferramentas que auxiliara na procura.
  2. On-page significa deixar seu site mais rápido, mais seguro, melhorar o conteúdo, Off-Page é link para o seu site ou tudo aquilo que faz fora do seu próprio site.
  3. Logo após você irá atrás de conteúdo.
  4. Autoridade é a propagação do seu conteúdo (tem que ser pesquisado sempre a melhor forma de publicar isso nas plataformas digitais).
  5. Link Building é de certa forma, um site publicar algo seu e colocar um link redirecionando ao seu site. Seria uma forma de "acordo”.
  6. Análise e monitoramento sempre é necessário um trabalho continuo e recorrente;

 

 

Métrica de resultado

 

Para finalizar, como de costume é necessário analisar os resultados ou perdas, e depois modificar estratégias caso for necessário.  

Ou seja, mensurar resultados é uma das principais atividades de uma agência de marketing digital, medir resultados traz muitos benefícios para o aprimoramento das estratégias, assim é a melhor forma para saber como saber qual caminho seguir no futuro. O SEO é uma tática perfeita para verificar o que pode ser mudado no plano de negócio, estratégias que poderão ser modificadas, qual é o comportamento do seu cliente e da sua persona, quais caminhos que seus concorrentes estão tomando e outras possibilidades de realizar métrica. 

Bom por hoje é isso, o que você achou das nossas dicas?

Não deixe de ver nossos outros posts, tem muito conteúdo de qualidade para você que quer aprender mais sobre marketing digital. 

Em caso de dúvidas, entre em contato com um de nossos consultores. 

Grande abraço e até o próximo post. 

Equipe Agência Sincro.