agencia-de-marketing-digital-sincro-blog-como-gravar-videos-caseiros-com-boa-qualidade_large_large

Como Fazer Vídeos no Celular Com Boa Qualidade

Hoje em dia os vídeos estão com uma demanda muito alta, por isso cada vez mais brasileiros procuram investir nisso e tentam lucrar com os seus vídeos. E esse artigo é para você que pensa que não será possível gravar seus vídeos porque não tem um estúdio, ou câmera e equipamentos profissionais, pois saiba você que pode sim. Aqui vão algumas dicas!

PLANEJAMENTO 

Por ser um vídeo caseiro, o vídeo profissional poderá ser melhor, mas não é por isso que seu vídeo precisa ser mal feito! Antes de começar qualquer vídeo, seja ele, caseiro ou profissional é preciso ter um bom planejamento, para que tenha sucesso seu vídeo, esse quesito é necessariamente importante. Um bom planejamento pode começar, de como será o formato de seu vídeo e o assunto dele, já que isso irá guiar todo o restante do planejamento.

ASSUNTO QUE SERÁ TRATADO

É comum pessoas questionar-se sobre qual assunto irá tratar. O assunto quem escolhe é você, mas há alguns pontos importantes antes de fazer a escolha. Você poderia muito bem falar sobre um assunto que goste ou que domine, mas é preciso conferir antes, alguns detalhes. Seria bom você fazer uma pesquisa antes de produzir seu vídeo e ver se você tem chance de crescimento onde deseja, se há espaço para você e como é a concorrência. Por exemplo, se você for publicar um assunto que é muito amplo, já falado principalmente por pessoas mais famosas, sua chance de se destacar e crescer será pequena, então procure produzir um vídeo com um assuntos mais específicos para começar.

 

FORMATO DO VÍDEO

Procure produzir um vídeo que irá entreter o público, tente encontrar o formato quer melhor combine com seu assunto e com seu público, para que o vídeo não fique chato e/ou cansativo.

 

CÂMERA

Por você estar no começo provavelmente não terá nada profissional ainda e talvez não queira comprar por insegurança, mas se tiver ótimo e se não tiver, ótimo também! Pois saiba que há como gravar vídeos com boa qualidade utilizando seu smartphone, mas algumas coisas terão que ser levadas em consideração.

A mais evidentes delas é que o celular é mais limitado do que uma câmera profissional. Em um celular são gravados menos informações da mídia, por isso na hora que passamos para o computador para editar teremos uma limitação de edição. Mas para um trabalho inicial ou para gravar vídeos rápidos um smartphone de qualidade, dará conta do recado tranquilamente.

3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA PRESTAR ATENÇÃO NA HORA DE PRODUZIR UM VÍDEO COM CELULAR 


A primeira delas e mais é o ÁUDIO. Primeira dica para você é tomar cuidado com o ambiente onde seu vídeo será gravado, um ambiente que der muito eco e/ou que tem muito ruído externo pode atrapalhar o vídeo. E o MAIS IMPORTANTE não use o microfone do seu celular, pois esse microfone não entregará uma qualidade de som boa, sugerimos que se possível, invista em um microfone de lapela ou um gravador.

 A segunda é a FOTOGRAFIA. É importante saber posicionar o celular, nem muito acima e nem muito abaixo das alturas dos olhos. Tente manter mais ao nível dos olhos possível. Se for gravar você, tente se posicionar o melhor possível, pode ser usada a regra dos terços, mas caso esteja com dúvida, centraliza que é sucesso. Outro problema é o foco automático, então caso não de para definir manualmente, se mexa o mínimo possível.

 E por último, mas não menos importante, a LUZ. Não importa a marca ou modelo do seu celular, só saiba que quanto mais luz tiver melhor. Evite gravar vídeos a noite, pois a luz natural é a mais forte que você conseguirá encontrar e está disponível gratuitamente para todos. Mas é preciso alguns cuidados básicos, como por exemplo não gravar contra a luz, pois isso atrapalhará a qualidade do seu vídeo.

 

 APPS

 Vamos sugerir alguns aplicativos para auxiliarem vocês na:
 

GRAVAÇÃO

– Open Camera (App Mobile)
– Filmic Pro (App Mobile)

 

EDIÇÃO

– VideoShow (App Mobile)
– Filmora (App Mobile e PC)
– Adobe Premiere (App Mobile e PC)
– Camtasia (PC)
 

última dica pra você, se pretende utilizar o celular daqui para frente, não tenha medo de investir em apps para seu smartphone.

 

Dica Bônus do Nosso Diretor

Antes de gravar o vídeo escreva um roteiro, mesmo que seja simples com alguns tópicos, assim não ficará perdido durante a gravação do vídeo.
Como já falado, invista no áudio, pois um vídeo com imagens de qualidade razoável até que passa, mas se tiver o áudio ruim fica dificil de assistir e de ser atrativo! Ainda sobre o áudio, para ter uma boa qualidade, você deve usar um microfone de lapela, apesar de ter excelentes opções profissionais, no Mercado Livre tem microfones de lapela de menos de R$ 50,00 que funcionam muito bem para o início.
Sobre a iluminação invista em um par de softbox que também tem opções baratinhas no Mercado Livre.

 

Gostou de nossas dicas?

Entre em contato com nossa equipe, podemos te ajudar com todo o processo 😊

Grande Abraço,
Agência Sincro