Como Fazer Vídeos Caseiros Com Boa Qualidade

Como Fazer Vídeos Caseiros Com Boa Qualidade

Hoje em dia os vídeos estão com uma demanda muito alta, por isso cada vez mais brasileiros procuram investir nisso e tentam lucrar com os seus vídeos. E esse artigo é para você que pensa que não será possível gravar seus vídeos porque não tem um estúdio, ou câmera e equipamentos profissionais, pois saiba você que pode sim. Aqui vão algumas dicas!

PLANEJAMENTO 

Por ser um vídeo caseiro, o vídeo profissional poderá ser melhor, mas não é por isso que seu vídeo precisa ser mal feito! Antes de começar qualquer vídeo, seja ele, caseiro ou profissional é preciso ter um bom planejamento, para que tenha sucesso seu vídeo, esse quesito é necessariamente importante. Um bom planejamento pode começar, de como será o formato de seu vídeo e o assunto dele, já que isso irá guiar todo o restante do planejamento.

ASSUNTO QUE SERÁ TRATADO 

É comum pessoas questionar-se sobre qual assunto irá tratar. O assunto quem escolhe é você, mas há alguns pontos importantes antes de fazer a escolha. Você poderia muito bem falar sobre um assunto que goste ou que domine, mas é preciso conferir antes, alguns detalhes. Seria bom você fazer uma pesquisa antes de produzir seu vídeo e ver se você tem chance de crescimento onde deseja, se há espaço para você e como é a concorrência. Por exemplo, se você for publicar um assunto que é muito amplo, já falado principalmente por pessoas mais famosas, sua chance de se destacar e crescer será pequena, então procure produzir um vídeo com um assuntos mais específicos para começar.

 

FORMATO DO VÍDEO

Procure produzir um vídeo que irá entreter o público, tente encontrar o formato quer melhor combine com seu assunto e com seu público, para que o vídeo não fique chato e/ou cansativo.

 

CÂMERA

Por você estar no começo provavelmente não terá nada profissional ainda e talvez não queira comprar por insegurança, mas se tiver ótimo e se não tiver, ótimo também! Pois saiba que há como gravar vídeos com boa qualidade utilizando seu smartphone, mas algumas coisas terão que ser levadas em consideração.

A mais evidentes delas é que o celular é mais limitado do que uma câmera profissional. Em um celular são gravados menos informações da mídia, por isso na hora que passamos para o computador para editar teremos uma limitação de edição. Mas para um trabalho inicial ou para gravar vídeos rápidos um smartphone de qualidade, dará conta do recado tranquilamente.

3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA PRESTAR ATENÇÃO NA HORA DE PRODUZIR UM VÍDEO COM CELULAR 


A primeira delas e mais é o ÁUDIO. Primeira dica para você é tomar cuidado com o ambiente onde seu vídeo será gravado, um ambiente que der muito eco e/ou que tem muito ruído externo pode atrapalhar o vídeo. E o MAIS IMPORTANTE não use o microfone do seu celular, pois esse microfone não entregará uma qualidade de som boa, sugerimos que se possível, invista em um microfone de lapela ou um gravador.

 A segunda é a FOTOGRAFIA. É importante saber posicionar o celular, nem muito acima e nem muito abaixo das alturas dos olhos. Tente manter mais ao nível dos olhos possível. Se for gravar você, tente se posicionar o melhor possível, pode ser usada a regra dos terços, mas caso esteja com dúvida, centraliza que é sucesso. Outro problema é o foco automático, então caso não de para definir manualmente, se mexa o mínimo possível.

 E por último, mas não menos importante, a LUZ. Não importa a marca ou modelo do seu celular, só saiba que quanto mais luz tiver melhor. Evite gravar vídeos a noite, pois a luz natural é a mais forte que você conseguirá encontrar e está disponível gratuitamente para todos. Mas é preciso alguns cuidados básicos, como por exemplo não gravar contra a luz, pois isso atrapalhará a qualidade do seu vídeo.

 

 APPS

 Vamos sugerir alguns aplicativos para auxiliarem vocês na:
 

GRAVAÇÃO

- Open Camera (App Mobile)
-
Filmic Pro (App Mobile)

 

EDIÇÃO

- VideoShow (App Mobile)
- Filmora (App Mobile e PC)
- Adobe Premiere (App Mobile e PC)
- Camtasia (PC)
 

E última dica pra você, se pretende utilizar o celular daqui para frente, não tenha medo de investir em apps para seu smartphone.

 

Dica Bônus do Nosso Diretor

Antes de gravar o vídeo escreva um roteiro, mesmo que seja simples com alguns tópicos, assim não ficará perdido durante a gravação do vídeo.
Como já falado, invista no áudio, pois um vídeo com imagens de qualidade razoável até que passa, mas se tiver o áudio ruim fica dificil de assistir e de ser atrativo! Ainda sobre o áudio, para ter uma boa qualidade, você deve usar um microfone de lapela, apesar de ter excelentes opções profissionais, no Mercado Livre tem microfones de lapela de menos de R$ 50,00 que funcionam muito bem para o início.
Sobre a iluminação invista em um par de softbox que também tem opções baratinhas no Mercado Livre.

 

Gostou de nossas dicas?

Entre em contato com nossa equipe, podemos te ajudar com todo o processo 😊

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS

Grande Abraço,
Agência Sincro