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10 Tendências do Marketing Digital Para 2021

Nossas opiniões sobre as tendências de marketing digital em 2021
Sempre que falamos de tendências, é importante alinhar expectativas: não queremos reinventar a roda ou fazer pesquisas futurísticas. Ninguém pode prever o futuro. Portanto, o que vamos discutir neste artigo são coisas relacionadas a mais movimento que está acontecendo no mercado (deve ganhar mais força em 2021).

1. LIVES
A pandemia explodiu o movimento da vida. Na verdade, antes de 2020, tornou-se uma ferramenta importante para marcas e pessoas, mas há um grande número de marcas que usam a vida para se conectar com o público.
Esta é uma tendência de marketing digital que continuará a manter um forte impulso até 2021. Mas há uma coisa: não inclua a vida em sua estratégia, porque “todo mundo está fazendo isso, é importante”. Conhecer seu público e sua jornada é fundamental para avaliar se o uso de vídeo ao vivo na estratégia faz sentido.


2. LIVE COMMERCE
O live trade começou na China há algum tempo, onde, com a ajuda de eventos ao vivo + influentes + vendas, a marca alcançou muito sucesso.
Em 2020, vimos tendências semelhantes no mercado brasileiro, especialmente na Black Friday. Algumas grandes marcas adotaram essa estratégia na última sexta-feira de novembro deste ano. Algumas marcas, como Magalu, Centauro e Via Varejo, realizaram apresentações ao vivo com celebridades e influenciadores para atrair a atenção do público para o entretenimento, além de oferecer produtos promocionais.
Até 2021, este novo formato será uma tendência não só para grandes marcas, mas também para pequenas e médias marcas.


3. PLATAFORMAS CONVERSACIONAIS
Os consumidores estão em constante evolução e as marcas estão em constante adaptação. Para as empresas que utilizam B2C, o contato por telefone ou e-mail nem sempre é fácil, o que significa que as empresas devem se reinventar e testar novas alternativas para atender, se conectar e vender.

Nesse sentido, as plataformas de diálogo integrado têm se tornado cada vez mais importantes e devem se tornar a tendência do marketing digital em 2021. Algumas plataformas como o Take’s Blip se saíram bem.

Além dessas plataformas, o WhatsApp continuará crescendo em 2021. No caso específico do WhatsApp, a ferramenta tem enorme potencial e se torna mais relevante para empresas que podem liberar pagamentos na ferramenta WhatsApp Business.
Desde meados de 2020, o Facebook preparou a ferramenta, mas no Brasil (no momento da redação) a ferramenta ainda não funcionava aqui porque o Banco Central do Brasil impediu que isso acontecesse e a usou como garantia de “ambiente competitivo adequado” motivo .
Com esse possível lançamento, empresas e consumidores têm maior potencial de adoção. Além do pagamento, outras ferramentas do WhatsApp também contribuíram muito para sua utilização, como o catálogo de produtos e os botões do carrinho de compras recentemente implementados no aplicativo.


4. SEO – FOCO EM PERFORMANCE
SEO ainda é importante em 2021, não é algo novo. Com muitas empresas focando apenas em mídias sociais, as empresas que investem em SEO podem se destacar.
Além disso, espera-se que o Google implemente uma mudança em maio de 2021, que deverá ter um impacto significativo nos algoritmos de pesquisa mais relevantes para ” métricas vitais da web ” ou ” Core Web Vitals “
Basicamente, existem 3 indicadores relacionados ao desempenho do site e à velocidade de carregamento. É mais técnico e pode exigir que profissionais de desenvolvimento realizem a otimização.
Avalie seu site no Page Speed Insights, se ele não estiver apresentando um bom desempenho, certifique-se de fazer os ajustes o mais rápido possível


5. PESQUISAS POR VOZ
Especialistas comentaram que até 2020, a taxa de crescimento da pesquisa por voz está abaixo de suas expectativas. No entanto, ainda observa uma forte tendência de marketing digital em 2021.
A penetração da tecnologia móvel, aliada a maiores velocidades de conexão, facilidade de uso e ferramentas cada vez mais sofisticadas, é a combinação perfeita para que esse tipo de pesquisa continue a crescer fortemente nos próximos anos.
Ao considerar seu conteúdo do Google, considere inserir comentários curtos e objetivos para agregar valor rapidamente aos usuários que procuram o conteúdo de que precisam.
Uma boa dica é abusar da regra: 5W2H. Tente responder à pergunta do usuário o máximo possível por meio desta abordagem:


• What (O que)
• Why (Por que)
• Where (Onde)
• Who (Quem)
• When (Quando)
• How (Como)
• How Much (Quanto custa)]

Ao responder a maioria dessas perguntas, certifique-se de estar produzindo conteúdo valioso para responder às suas principais perguntas de maneira objetiva e clara.

Se o seu conteúdo estiver entre os cinco primeiros resultados do Google, pode ser o resultado da seleção da pesquisa por voz.


6. ANÚNCIOS PAGOS MAIS CAROS
Em 2020, muitos anunciantes sentem que o custo da publicidade nas principais plataformas de compra de tráfego (como Google e Facebook Ads) aumentou, especialmente no segundo semestre do ano.
Esse crescimento pode ser causado pela pandemia, já que muitas marcas começaram a investir na Internet nesse período (outras marcas que já o fizeram passaram a investir mais). Claro, isso não se aplica a todas as empresas, mas geralmente aumentou em algumas áreas.
A previsão é de que até 2021 a taxa de inflação de custos caia um pouco, principalmente nos primeiros meses deste ano, mas pode continuar a subir no próximo ano. Em certo sentido, isso aconteceu ao longo do tempo, mas a pandemia acelerou muito esse processo.
Nesse sentido, as empresas precisam ter o cuidado de não depender apenas do fluxo dos canais pagos. Quando o custo aumenta significativamente, não apenas outros canais são necessários para apoiar a estratégia de negócios, mas podem ser a única solução para manter o desenvolvimento dos negócios (especialmente no caso de margens de lucro estreitas).

7. LGPD COMEÇA A VALER (DE VERDADE!)
LGPD entrou em vigor em agosto de 2020, mas este é o ano de 2021 ao qual as empresas devem estar atentas.

Claro, muitas empresas se adaptaram, mas arrisco dizer que muitas pequenas e médias empresas não se prepararam adequadamente.

Nossa dica: Encontre profissionais que ajudem a fazer esse ajuste. A partir de 2021, o governo brasileiro estabelecerá um órgão responsável por fiscalizar as empresas e órgãos para verificar o cumprimento da lei. Caso a regulamentação não seja cumprida, a empresa pode ser multada e penalizada.


8. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Para ser sincero, a inteligência artificial já é apontada como uma tendência do marketing digital há algum tempo, mas não podemos deixá-la de fora neste chat.

A tecnologia aparece cada vez mais em nosso dia a dia, principalmente nas principais ferramentas que usamos no dia a dia. O aprendizado de máquina sempre foi uma grande força e foi implementado em uma variedade de soluções, como:
Ferramentas de tráfego Pago
O relatório de recomendações do Google Ads é um exemplo – é o aprendizado de máquina nos ditando o que é melhor para nossa conta de anúncios.
Os anúncios com objetivos de conversão no Facebook utilizam as informações do pixel para entregar melhores resultados (buscando pessoas com perfil semelhante às que já converteram).
Ferramentas de Landing Pages
O Unbounce, uma ferramenta de construção de landing pages utiliza a inteligência artificial (aprendizado de máquina) para oferecer as melhores versões de uma página para otimizar as conversões.
Ferramentas de Automação e E-mail Marketing
Hoje em dia, ferramentas como o Active Campaign têm uma funcionalidade, como acionar e-mails automatizados no melhor horário para todos. Por exemplo: XX A abre mais e-mails pela manhã, e XX B abre mais e-mails à noite, para que a ferramenta possa entender esse padrão e disparará no horário mais provável para abrir.
Todos esses são exemplos de aprendizado de máquina em serviços de otimização. A otimização é uma tendência de marketing digital que deve manter um forte impulso em 2021.


9. PODCASTS CONTINUAM FORTES
Embora o número de podcasts tenha aumentado nos últimos anos, podcasting ainda é a tendência em 2021. As marcas entendem seu poder e devem investir em conteúdo por meio desse formato.
Oshiro enfatizou a importância de entender se a mídia é significativa para a estratégia geral, não apenas para fazer as coisas. isto está certo!
Por ser alto, isso significa que a quantidade de conteúdo gerado aumentará significativamente, por isso é necessário entender se a empresa faz sentido, se ela pode fornecer conteúdo valioso para seu público e se, em última análise, será consistente na entrega. Essas são coisas importantes a se considerar antes de entrar no universo!

10. ANÁLISE DE DADOS
Uma das principais tendências do marketing digital em 2021 é que o mercado precisa de muitos recursos de análise de dados. No podcast, dissemos que os comerciantes ou empreendedores não precisam ser cientistas de dados, mas entender os conceitos básicos neste campo (como análise estatística, extração de informações de bancos de dados, ferramentas de BI, etc.) se tornará cada vez mais importante. continue.
Sei que parece que você deve ter conhecimento suficiente sobre marketing digital e ainda precisa estudar análise de dados. Isso parece muito, mas isso é realidade. Acredito firmemente que as empresas vão precisar cada vez mais dessa capacidade. Siga a qualquer momento.

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Grande Abraço,

Agência Sincro.