Divulgação em mecanismo de busca.
Marketing de busca ou Search Engine Marketing (em inglês), é o segmento de marketing digital que tem como foco estratégias de divulgação em mecanismo de busca como Google, Yahoo! Ou Bing. Com o objetivo de capturar a maior parcela de intenções de consumidores que estão online e transformá-la em ações (leads).
Fique atento, existe o SEO que é a otimização nas buscas orgânicas (não patrocinadas) e o SEA que são os anúncios patrocinados pelo Google. Neste artigo, iremos explicar sobre os anúncios patrocinados.
Caso você queira se aprofundar no assunto de SEO, temos um artigo perfeito para a sua necessidade, basta apenas clicar no link: “Como ficar na 1ª PÁGINA na busca do Google? Conheça SEO”
Assim como nas mídias televisivas, revistas ou rádios, eles oferecem anúncios que tem por objetivo atrair clientes, gerar vendas e divulgar o seu produto/serviço. Na mídia online não é diferente, o Google disponibiliza diversos campos, sendo eles na Rede de Pesquisa, em sites parceiros do Google pela Rede de Display ou em outros produtos da empresa, como Youtube e Gmail.
Montagem do PROJETO
Mas, antes de criar uma campanha é necessário montar um projeto, para que ocorra uma distribuição correta para os respectivos clientes. Crie uma lista com perguntas e respostas concretas, abaixo daremos algumas ideias que ajudarão na montagem do anúncio.
- Qual o objetivo da campanha?
- Qual produto/serviço quero anunciar?
- Quem é meu público alvo?
- Rede de pesquisa: Como meu público alvo pesquisa busca meu produto/serviços no Google?
- Rede de Display: Onde meu público alvo está navegando? (Analisar os comportamentos e depois seguir com as estratégias.
- Quais são os meus diferenciais? (Preço/entrega)
- Como está a concorrência? (Anúncios/sites)
- Quais são os produtos mais vendidos?
- Datas sazonais?
- Entrega para todo o Brasil/Cidade?
As vantagens são inúmeras para a sua empresa, nesse momento é super importante que o seu público-alvo tenha conhecimento do seu negócio, isso é garantir que haverá um aumento construtivo da sua autoridade como um todo.
Segmentação/Relevância: Seus anúncios aparecem para as pessoas certa e na hora certa. Diferentemente das mídias de anúncios tradicionais o Google oferece uma publicidade centralizada e objetiva, entregando somente para as pessoas que tem interesse real em adquirir o seu produto.
Mensuração: Você consegue medir como está indo a sua campanha. Como calcular cliques, aquisições e interesses? Isso possibilita que estratégias poderão ser alterada ou mantê-la de acordo com o resultado obtido nas métricas do Google Ads.
Disponibilidade: Você consegue colocar um anúncio em poucos minutos. Assim como verificar a estratégia, o acesso ao Google Ads é muito fácil. Acredite, montar o projeto é mais complicado do que inserir o anúncio.
Controle de mensagem: A escolha é sua de como vai se comunicar com o público. você tem a possibilidade de escolher qual o tipo de campanha você quer desenvolver. Para cada interesse existe uma forma de se comunicar com o cliente. Isso que diferencia os anúncios patrocinados, você tem um campo aberto, mas para atingir seu público deverá ser totalmente centrado.
Essas são as opções que o Google disponibiliza, cada segmento existe uma forma diferente de atingir.
Rede de Pesquisa
A rede de pesquisa é o tipo de pesquisa mais concorrida, visto que possibilita colocar os seus anúncios em uma ferramenta de busca mais utilizada no mundo, visto que o anúncio irá aparecer de acordo com que o cliente está procurando.
Um ótimo anúncio nesta campanha, é capaz de atrair mais cliques e abaixar o custo por clique. Isso contará como diferença em uma campanha viável e inviável. Por isso a importância de montar um projeto que seja capaz de dar lucro e sucesso para a empresa.
Rede de Display
É fazer uma propaganda em um site (parceiro do Adsense) que libera espaço para o seu anúncio aparecer. Ajuda na divulgação da sua marca. Pode aparecer nos sites parceiros e também pelo Youtube (na lateral direita) ou rodar no aplicativo.
Este módulo oferece várias opções de segmentações, porém não funcionam de forma exata e correta, a segmentação demográfica também pode ser listada como não tão eficiente. Ela dá diferentes formas de pagamentos. Como a Google anuncia em diferentes sites parceiros, essa rede de afiliados pode não ser tão relevantes. As segmentações são separadas por tais tópicos:
Palavras-chaves: Seleciona a palavra chave por tema, analisa o conteúdo da Web e determina o tema principal. O usuário digita a palavra chave e o Google vai fazer uma varredura na web e verificar se o tema pesquisado corresponde com o tema da página.
Canais: Você escolhe quais sites o seu anúncio vai aparecer.
Interesse do usuário: O Google analisa o interesse do usuário, ele identifica como é.
Tópicos: Você escolhe o segmento do site que você vai anunciar.
Remarketing: O cliente entra no seu site, sai, e entra em outro site o seu anúncio.
Exclusões: Elimina sites que não dão muitos cliques.
Gmail Ads
Permite a você criar uma experiência riquíssima nesses anúncios ao permitir a inclusão de vídeos, números de telefone, formulários e diversos links. Lembrando que todos os anúncios (segmentados) apareceram a todos, para as pessoas que atualizam sua caixa de entrada várias vezes no dia.
Google Shopping
Comece enviando os dados do produto do Merchant Center e crie uma campanha no Google Ads. Se você deseja promover sua loja on-line e local, aumentar o tráfego para o site ou a loja física e encontrar leads com melhor qualificação, talvez essa seja a melhor opção para você.
Vídeo
Com as campanhas de vídeo, você pode exibir anúncios em vídeo sozinhos ou em outro conteúdo de streaming de vídeo no YouTube e em toda a Rede de Display do Google.
Campanha universal de apps
“Se você anuncia aplicativos, é importante disponibilizá-los para mais usuários pagantes. Mas como alcançar essas pessoas? As campanhas para apps agilizam esse processo, facilitando a promoção dos seus aplicativos nos maiores Serviços do Google, incluindo: Pesquisa, Google Play, YouTube, Rede de Display e Discover. Basta adicionar algumas linhas de texto, conteúdo, e o restante será otimizado para que os usuários encontrem você.”
Esse texto foi retirado do próprio site, perceba como está tudo bem explicado e como é disponibilizado de maneira simples e fácil. Caso queira consultar, o Google disponibiliza todas as regras e como deverão ser aplicadas, clique neste link para seguir ao site do Google: “Sobre as campanhas para apps”.
Bom por hoje é isso, o que você achou das nossas dicas?
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Grande abraço e até o próximo post.
Equipe Agência Sincro.