5-carreiras-no-marketing-digital-que-voce-precisa-conhecer

5 Carreiras no Marketing Digital Que Você Precisa Conhecer

Tem aptidão para Marketing Digital e quer seguir carreira no ramo? Então o primeiro passo é conhecer as carreiras que você pode atuar dentro do Marketing Digital, pois acredite ou não, a lista de profissionais requisitados para diferentes áreas é ampla.

Segue abaixo uma lista dos principais profissionais do Marketing Digital:

1 – O Social Media

Responsável por cuidar das redes sociais de uma marca. Este profissional precisa ter domínio em programas como Photoshop, Ilustrator, After Effects, Premiere, dentre outros.

O objetivo deste profissional é impactar visualmente o público-alvo da marca por isso ele deve além de saber mexer com os programas acima, ficar sempre por dentro das atualidades, seja com as notícias como também design de criação, estratégias e público.

Como este profissional lida com diferentes redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e outros, ele precisa ter consciência que em cada uma dessas redes se encontram uma determina persona e ele precisa adaptar suas criações para impactar diretamente cada uma delas de forma personalizada.

Para exercer a função de Social Media, geralmente as empresas exigem uma formação em Comunicação Social, sendo preferencialmente exigido na área de Publicidade e Propaganda. A média salarial é de R$1.404,00 podendo chegar até R$2.014,00 de acordo com o estudo feito pelo site VAGAS.


2 – Gestor de Tráfego

Enquanto a maioria dos profissionais de marketing cuidam da imagem da empresa, o gestor de tráfego busca resultados. Ele cuida diretamente dos anúncios das empresas, em plataformas como o Facebook Ads e o Google Ads.

Este profissional precisa ter domínio em mensuração de dados, onde analisa quais campanhas possuem um potencial elevado para gerar conversões a empresa.

Ele precisa identificar para quais públicos irá anunciar e montar estratégias que estejam alinhadas com os trabalhos desenvolvidos pelas demais equipes.

Além disso, o gestor de tráfego precisa estar sempre antenado sobre as atualizações dessas plataformas, que estão em constante desenvolvimento, para que uma dessas atualizações não afete o desempenho das campanhas, como a recente atualização a respeito do IOS 14.

Para exercer a função de Gestor de Tráfego, você precisa fazer cursos voltados a área, faculdade de marketing é um diferencial. A faixa salarial é de R$ 2.759,03 podendo chegar até R$26.583,71. Dados atualizados de 2022 e retirados do site Salário.

3 – Desenvolvedor de Conteúdo

Este profissional está sempre conectado as demais áreas do Marketing Digital pois é ele que gera conteúdo. Sejam eles por meio de vídeos, blogs, textos, áudios, infográficos, e-books, apresentações, whitepaper, webinários, ao vivo, imagens, postagens e mais.

Além disso ele sempre desenvolve parceria com os gestores de tráfego, os profissionais de e-mail marketing e social media.

O profissional deve ter conhecimento de copy, marketing de conteúdo, inbound marketing, SEO e CRM (Customer Relationship Management).

Para contratação as empresas costumam pedir formação em Jornalismo, não sendo obrigatório. A média salarial pe de R$1.298,00 podendo chegar até R$2.710,00 de acordo com o site VAGAS.

4 – O Social CRM

O Social CRM cuida da parte analítica da comunicação, ele estuda o melhor cenário para desenvolver uma boa comunicação com o lead.

Esse profissional precisa saber qual a melhor data, horário e lugar para se enviar uma mensagem e entender diretamente os gostos e preferencias dos clientes.

Ele é responsável por monitorar o caminho que o lead percorre e se certificar que está entregando a melhor experiência ao usuário.

Caso o Social CRM trabalhe atuando para uma empresa de varejo por exemplo, ele se certifica de enviar e-mails com a satisfação do cliente, cuida da central de atendimento, dentre outros.

A formação mais comum exigida pelas empresas é de graduação em Administração. A média salarial é de R$4.044,00 podendo chegar a R$6.028,00 de acordo com o site VAGAS.

5 – Analista de Marketing Digital

O analista de marketing digital como o nome sugere, analisa todas as etapas do marketing digital e se certifica que tudo está correndo bem.

Ele é responsável por desenvolver estratégias de marketing e gerenciar as equipes para realizar todas as tarefas necessárias, então ele entra em contato direto com todos os outros profissionais da área e estipula quais tarefas serão realizadas.

Geralmente responsável por apresentar tudo aquilo que é feito para os clientes da agência de marketing digital, mantendo uma comunicação entre os clientes e demais colaboradores.

O analista de marketing deve possuir graduação na área de comunicação social. A média salarial é de R$3.749,94 podendo chegar até R$9.038,21 de acordo com o site SALÁRIO.

Quer entrar para o Marketing Digital e aprimorar seus conhecimentos?
Então acompanhe o blog da Agência Sincro, toda semana postamos um artigo sobre o mundo do marketing digital.

Este foi o artigo de hoje, até o próximo!

Rafaela Rodrigues
Analista de Marketing.