Nessa época onde a pandemia do Covid-19 se espalhou de uma tal forma, é preciso se precaver e entender o que está e vai acontecer principalmente no setor que a sua empresa atua. O ideal é que você tome atitudes antecipadas diante de qualquer hipótese de crise, por isso montamos algumas dicas para que o seu negócio não sofra com nenhuma consequência.
E o marketing digital está de prontidão para ajudar e precaver qualquer tipo de prejuízo que futuramente a sua empresa poderá ter. As vendas online podem salvar a sua empresa. Afinal o vírus circula com uma rapidez enorme e o contágio espalha com uma velocidade muito rápida, ou seja, o governo brasileiro diante desta situação decretou o isolamento social, para que o vírus não circula e atinja milhares de pessoas.
E é por isso que algumas empresas tiveram que fechar temporariamente para que não aumente a propagação do vírus.
Não é de hoje que o marketing digital vem ganhando mais espaço, tanto pela facilidade, quanto a comodidade na compra do produto que os usuários têm. Aliás, várias empresas do comércio físico, lentamente estão migrando para a venda online.
Os benefícios de ter um site online são enormes incluindo o aumento do estoque (produtos expostos), maior alcance de público-alvo, maior controle dos relatórios (métricas de resultados) e vários outros. Um investimento neste momento em um marketing digital nessas horas é essencial. Suprir a necessidade da venda física com a venda online é uma das formas de garantir o pagamento diário das contas, algo que é essencial para manter a empresa aberta.
Pensando na sua empresa, separamos algumas dicas para você colocar em prática, confira agora as 15 dicas que separamos para preparar a sua empresa para enfrentar a crise:
Invista em Marketing Digital
A maioria das empresas que não podem ser abertas são aquelas presenciais, como, restaurantes, lojas que vendem roupas e acessórios, academias e várias outras, ou seja, somente empresas que oferecem risco de proliferação e que vendam produtos ditos como “não essenciais”.
Tudo isso poderá ser resolvido se houver um bom trabalho em cima dos serviços online da sua empresa, portanto, as academias poderiam oferecer vídeos de exercícios para fazer em casa, os restaurantes poderiam oferecer um aplicativo ou até mesmo um site para os clientes fazerem o pedido.
Desde que seja algo eficiente e dinâmico. Isso poderá ser um ótimo investimento. Isso serviria para não perder os clientes fixos e fidelizar alguns outros clientes, isso é oferecer algo novo e personalizado.
As maiores empresas se destacam justamente na crise, pois esse momento serve principalmente para fortalecer ideias e aumentar a criatividade diante do medo.
Não é fácil achar uma fórmula secreta para vencer a crise, porém, não é impossível!
Comece a elaborar estratégias e/ou um plano de negócio
Quando ocorre uma crise tudo fica mais complicado, as vendas diminuem, o capital da empresa fica no negativo, a logística é rompida e vários outros motivos acontece até que a empresa venha a falência.
De uma maior chance aos planejamentos do seu negócio, faça uma lista do que você pode ou não pode fazer e elabore estratégias tanto de marketing digital, quanto venda presencial ou entrega pelos correios.
Faça um estudo com os seus funcionários e escute as ideias também, às vezes as outras pessoas podem ter uma visão do seu negócio que você mesmo não tem.
Fique atento, é preciso fazer um plano estratégico bem feito!
Inove em produtos ou serviços
Aqui precisamos que além de inovar no produto, é preciso inovar na questão de entrega e disponibilização, ou seja, como irá oferecer o produto, será online? Entrega por motoboy? Como será a forma de pagamento e entre outras coisas.
Por isso é importante traçar um plano de negócio e elaborar estratégia.
E os produtos serão remodelados? a tecnologia oferecida, é suficiente para atender os seus clientes?
Tudo isso tem que ser pensado de maneira rápida e eficiente.
Construa a comunicação séria com os clientes
Na real situação que estamos vivendo, é certo que irá existir algumas dúvidas, isso é inevitável.
Por isso é de extrema importância reforçar a comunicação pelo e-mail ou WhatsApp, estabelecer contato com os clientes é muito importante neste momento.
Manter o usuário com conteúdo é excelente também. Não deixe que a sua empresa caia em esquecimentos, a entrega de conteúdo é necessária para reter os seus clientes, preste atenção, as pessoas só irão lembrar da sua empresa se você manter uma comunicação próxima e verdadeira.
Use os variados canais de comunicação para entregar conteúdos de qualidade, o seu cliente irá lembrar que mesmo em tempos de crise, a sua empresa este do lado dele, e quando tudo isso passar o consumidor colocará a sua marca em primeiro lugar.
Verifique os relatórios diariamente
Como em todo momento é preciso estudar e analisar o relatório da sua empresa, nesses momentos difíceis, é muito mais necessário. A métrica de resultados também é algo que deverá ser colocado no plano de negócio da sua empresa.
Quanto que a sua empresa está faturando; por quais canais estou faturando melhor; quais plataformas estão gerando mais leads e giro de dinheiro; quantas pessoas eu estou atingindo e por assim vai…
Conseguir isolar as ações e mensurar os resultados é essencial. É uma obrigação saber o valor de investimento e qual o seu retorno, para que dessa forma seja possível uma mudança rápida de plano. Se adaptar nesses momentos é necessário para garantir a sobrevivência da sua empresa, ainda mais se seu negócio é de pequeno a médio porte.
Elimine os gastos superficiais da empresa
Uma dica muito essencial é a redução de gastos extras, esse sempre será a receita básica para estabilizar a economia da empresa, por isso, reduza o seu estoque, corte os custos não essenciais, diminua a sua estrutura e alongue os prazos de suas dívidas.
Um ponto a frisar é que, investir em resultados, é diferente de ter um custo não essencial.
Investir em público é essencial para aumentar a visibilidade da sua empresa e com isso aumentar a venda e a economia do seu negócio.
Tempos de agir (rápido e eficaz)
Esse momento pede agilidade e rapidez diante da oportunidade, quanto mais devagar você tomar as decisões mais complicado será.
Entendemos que por muitas vezes pode ser complicado ou difícil lidar com a troca de rotina ou conseguir entusiasmo para fazer a mudanças, porém, agora é o momento de decisão e agir com competência, afinal, qualquer tomada de decisão errada pode custar anos de trabalho.
O plano de negócio irá te ajudar a se posicionar diante desta situação, é claro que devemos analisar várias opções para a empresa. Seja por investir em vendas online, novas oportunidades de negócio, renovação do produto ou uma nova criação. Enfim, aposte em um plano que trará retornos a sua empresa a curto, médio e longo prazo.
Mas lembre-se essa decisão deve ser rápido, juntos das decisões de qual você deve seguir e de forma muito assertiva, para colher os resultados positivos de suas ações.
Aprenda, mude e se desafie
Aproveite o momento para aprender e ensinar os seus colaboradores, isso é essencial para fortalecer a marca tanto externamente, quanto internamente. Uma empresa quanto atravessa uma crise, o negócio chega fortalecida no final desse período de dificuldades.
Lembrando que temos diversos blogs com conteúdo altíssimos para você que deseja aprender mais sobre marketing digital e como aumentar a sua autoridade.
O momento agora é de desafio e mudança. Passamos por muitas vezes dificuldades e que no final do túnel encontramos soluções que, no entanto, pode ser melhor caminho para aquele momento.
Eventos \ live \ aulas – online
O Covid-19 é um vírus que se propaga muito rápido, por isso infelizmente muitos eventos estão sendo cancelados. Mas não fique preocupado!
Temos uma solução fácil que será benéfica não somente neste período de crise, mas em todos os momentos da sua empresa.
Uma grande oportunidade é usar plataformas digitais para realizar transmissões ao vivo, e assim colocar o seu conteúdo para o mundo. Por causa do isolamento, houve possivelmente um aumento em relação a quantidade de pessoas que estão acessando a internet procurando por estudos e eventos, expor o seu produto ou serviço na internet pode ser uma ótima forma de aumentar a visibilidade da sua marca.
Aproveite para fazer lives e aumente a chance de conquistar os leads que estão online.
Grupos de redes sociais
O Facebook disponibiliza comunidades. Eventualmente grupos como esse tem várias pessoas com o interesse em comum e até mesmo opiniões parecidas. Por isso este tipo de local é um espaço muito propício para aproveitar uma chance de negócio.
Preste atenção em relação ao conteúdo disponibilizado, ofereça algo criativo, sem ser persistente, mas sim, eficaz.
Saiba medir os resultados
Existem diversas plataformas que oferecem os anúncios patrocinados, cada uma tem um jeito de analisar e verificar os resultados que cada campanha tem. Conseguir isolar as ações e mensurar os resultados são essenciais. Temos que saber a real situação do investimento e qual o seu retorno, para que dessa forma seja possível uma mudança rápida de planos.
Aprender a como dirigir a sua empresa é essencial para garantir o maior desenvolvimento da sua empresa, principalmente na situação que envolve um grande grupo de empresas. Medir o lucro, as despesas, gastos, o total de produtos que ainda tem em estoque para que não haja falha no final da compra.
Aumente a sua carga horária
Aproveite para aumentar o seu tempo de trabalho, toda a dedicação e empenho nessas horas são válidos. Isso pode ocorrer por muitas vezes acontecer de desligar uma pessoa e que no final você terá que se virar com pouco. Ou seja, nesses momentos, o menos é mais, uma pessoa terá que trabalhar por duas.
Foque na sua empresa (construa o seu império)
Seja o empreendedor que você sempre desejou ser, foque nos produtos ou serviços mais rentáveis, estabeleça os melhores meios de pagamentos para os seus clientes, crie vínculo comercial com outras empresas, e pense sempre com a alma empreendedor.
Aproveite o tempo parado para ler livros e ver vídeos que instrua o conhecimento,
Facebook, Instagram, LinkedIn e Google Ads
Quando trabalhamos com redes sociais é fato que o primeiro tópico será conteúdo a oferecer, se não tem conteúdo, sua marca cai em esquecimento e logo você é passado para escanteio. O tempo parado é uma grande chance de pensar em aprofundar e reforçar o conteúdo disponibilizado.
Coloque em pauta também os blogs, as pessoas precisam de informações concretas e detalhadas, o suficiente para realizar uma decisão de forma online. Crie oportunidades para gerar conversões de pessoas.
Afinal, você já pensou em fazer um anúncio de branding, aumentar o reconhecimento da sua marca agora pode ser muito positivo para a sua empresa neste momento. Escolher bem os locais que irá investir pode ser a sua salvação, não é mesmo?
Dar uma chance para a sua marca neste momento pode parecer um pouco de loucura, mas neste momento será poucas concorrência, e quanto mais pessoas souberem que a sua empresa está funcionando normalmente, mais fácil será de realizar vendas, ou seja, quem estiver em contato terá a maior facilidade de fechar um negócio.
Uma outra ideia também é de investir em buscadores, em Google Ads. Elabore um plano de venda, se adapte para o momento que estamos vivendo agora, coloque argumentos para convencer o cliente, como, facilidade para entregar, fácil retirada, embalagem higienizadas, tudo é válido para que a venda aconteça.
Use promoção ou desconto para que o seu cliente se sinta confiante e interessado em finalizar a compra.
Meios de entrega e vendas
É possível que possa ocorrer alguma mudança ou paralisação que podem ocorrer devido a coronavírus. Há, no entanto, algumas outras alternativas práticas que podem ser alteradas ou mudadas. Por isso, é importante que você pense em uma alternativa onde a entrega do produto não dependa dos correios.
Não deixe de ver nossos outros posts, tem muito conteúdo de qualidade para você que quer aprender mais sobre marketing digital.
Em caso de dúvidas, entre em contato com um de nossos consultores.
Grande abraço e até o próximo post.
Agência Sincro.